A primeira sapatilha de ponta!


Depois de anos treinando na expectativa de subir nas pontas, finalmente chega o dia de subir na sua primeira sapatilha de ponta!


O primeiro passo é esperar a permissão do seu professor para comprar as sapatilhas! Você não deve comprar ou experimentar sapatilhas antes do seu professor autorizar. Ele saberá se você está ou não pronta para isso. Por quê? Subir na ponta sem estrutura, sem técnica e sem formação pode machucar.

A sapatilha até pode machucar seu pé, mas uma coisa são os machucadinhos causados pelo trabalho nas pontas, outras são lesões que podem te prejudicar para o resto da vida.

Logo se seu professor "demorar" para deixar você usar ponta, procure entendê-lo. Vemos muita gente por ai sem condições de dançar na ponta.


Vá pessoalmente comprar suas sapatilhas!

É super importante que você esteja presente na compra da sua sapatilha. Ela não será do tamanho do seu sapato normal, possui números diferentes, além de existirem vários modelos e formas que precisam ser provadas para ver qual se encaixa melhor no seu pé.
Se seu professor puder te acompanhar, melhor ainda!
Caso ele não possa ir, peça para ele te orientar antes.
Muitos vendedores tentam saber tudo sobre as sapatilhas, mas o ideal é que seja orientado por alguém que realmente tem vivência na prática.

As sapatilhas irão durar um bom tempo e não são tão baratas, então é importante que compre uma adequada ao seu pé. Uma sapatilha mal ajustada vai causar ainda mais dor, sofrimento e talvez até mesmo lesões, além de poder dificultar seu trabalho nas pontas.

Comprei a sapatilha e agora?

Primeiro mostre ao seu professor!
Não saia colocando ela, tentando subir ou dançar sem a supervisão dele!
Você deverá costurar elásticos e fitas. Cuidado para não fazer isso errado. Existe um lugar certo para costurar. Em caso de dúvidas, pergunte ao professor antes de costurar. Depois de costuradas não conseguirá mais trocar as sapatilhas na loja.





Determine qual será usada no pé esquerdo e no direito, marcando as sapatilhas para identificar e nunca colocar em pés trocados.




















Você não deve ficar usando suas sapatilhas fora da aula!

Enquanto não aprender usar corretamente as sapatilhas, é melhor usar apenas na sala de aula. Assim também não corre o risco de fazer coisas erradas, que ao invés de ajudar irão atrapalhar o seu desenvolvimento. Além disso, irá gastar as sapatilhas desnecessariamente.

Prove as sapatilhas que as ponteiras que irá usar depois

Apesar de alguns bailarinos não usarem ponteiras, é indicado que as use! rs Prefira as de silicone, são mais confortáveis. Algumas bailarinas ainda usam ponteiras de pano, é uma opção mais barata e mais antiga.

Como amarrar as sapatilhas




Cuide dela com carinho!

Tenha uma saquinho para guardá-las. Use talco nas sapatilhas. Não as deixe jogadas dentro da mala do ballet. Organize as fitas, junte o par a cada vez que usar.

Não tente quebrá-las fora do pé!

Não tente quebrar as sapatilhas com a mão, ou torcendo, ou batendo... deixe elas quebrarem naturalmente, conforme dor fazendo os exercícios. Algumas pessoas conseguem mais rápido, outras demoram mais, mas cada uma no seu tempo...

Converse com seu professor sobre suas dores

Ele saberá se são normais ou não e o que pde ou deve fazer para diminuí-las.

SEJA FELIZ




















A primeira aula de ponta é sem dúvida um dos momentos mais emocionantes para uma bailarina!!!!
A gente espera tanto por este momento! Por isso valorize as aulas! Tente reclamar menos e aproveitar mais... Usar as sapatilhas de ponta vai te fazer se sentir especial. Você nunca vai esquecer dos primeiros momentos com a sua sapatilha, dê o seu máximo! Com o tempo vai conseguindo fazer várias coisas e verá que seu esforço está valendo a pena!

Comentários

  1. :) ótimo !!! Adorei ... Super me identifiquei rs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. adorei!estou me preparando para a sapatilha de ponta entao esta foi uma otima dica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do MundoBailarinístico!
Seja bem-vindo sempre!
Curta nossa FanPage: www.facebook.com/MundoBailarinistico
Siga nosso instagram: @mundobailarinistico