Menutopo

últimos posts

09/09/2013

Ballet de Repertório - O Lago dos Cisnes






















O Lago dos Cisnes (em russo: Лебединое Озеро, Lebedinoye Ozero) é um balé dramático em quatro atos do compositor russo Tchaikovsky e com o libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer. A sua estreia ocorreu no Teatro Bolshoi em Moscovo no dia 20 de fevereiro de 1877, sendo um fracasso não por causa da música, mas sim pela má interpretação da orquestra e dos bailarinos, assim como a coreografia e a cenografia. O balé foi encomendado pelo Teatro Bolshoi em 1876 e o compositor começou logo a escrevê-lo.

Personagens

Príncipe Siegfried
Odette
A Rainha
Mago Rothbart(caracterizado por grandes asas)
Feiticeira Odile
Donzelas
Convidados

Primeiras montagens

Premiere Mundial
Data: 4 de março de 1877 (20 de Fevereiro no Calendário juliano)
Lugar: Teatro Bolshoi, Moscou
Coreógrafo: Julius Reisinger
Regente: Stepan Ryabov
Apresentação à Corte Imperial
Data: 15 de janeiro de 1895
Lugar: Teatro Mariinsky, São Petersburgo
Coreógrafo: Marius Petipa, Atos 1 e 3, Lev Ivanov, Atos 2 e 4
Regente: Riccardo Drigo

Sinopse

Ato I
No castelo realiza-se com toda a pompa o aniversário do príncipe Siegfried. A rainha oferece ao filho como presente um Baile e pede-lhe que, no dia seguinte, escolha uma esposa entre as convidadas da festa. Quando os convidados saem do castelo, um grupo de cisnes brancos passa perto do local. Enfeitiçado pela beleza das aves, o príncipe decide caçá-las.

Ato II
O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart, que domina a princesa Odette e todo o seu séquito sob a forma de uma ave de rapina. Rothbart transformou Odette e as suas donzelas em cisnes, e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana. A princesa só poderá ser liberta por um homem que a ame. Siegfried, louco de paixão pela princesa das cisnes, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago.

Ato III
Na corte da Rainha aparece um nobre cavalheiro e sua filha. O príncipe julga reconhecer na filha do cavalheiro a sua amada Odette, mas, na realidade, os dois personagens são o mago Rothbart e sua filha, Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do príncipe e da sua amada Odette: enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como sua bela futura esposa, quebrando assim o juramento feito a Odette.

Ato IV
Os cisnes brancos tentam em vão consolar a sua princesa. Odette, destroçada pela decisão do príncipe, aceita a sua má sorte. Nesse momento surge o príncipe Siegfried que explica à donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Odette perdoa o príncipe e os dois renovam os votos de amor um pelo o outro. Nesse momento aparece o mago Rothbart e tenta matar Odette.O príncipe corta as asas de Rothbart fazendo com que ele perca seus poderes. O bruxo, vendo que perdera a batalha, os atrai para as águas do lago; eles se afogam e morrem juntos.



Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.