Menutopo

últimos posts

16/10/2013

Dicas de Ballet - Níveis - Aulas de ballet para crianças e adolescentes

As aulas de dança ajudam crianças a desenvolverem coordenação, postura e disciplina assim como habilidades na dança. Estúdios particulares, centros recreacionais e academias oferecem tipos diferentes de aulas de dança para crianças pequenas até o ensino médio. Algumas escolas públicas e privadas também oferecem aulas de dança como parte do currículo de educação física ou como aulas eletivas. A maioria das aulas de dança para crianças segue uma estrutura e forma parecida de acordo com a idade e habilidade do aluno.

Introdução à dança
Aulas de dança focadas em dançarinos do ensino fundamental e ensino médio visam introduzir os princípios básicos da dança aos estudantes. Eles vão aprender duas ou três posições básicas de ballet para os pés e movimentos de braço. A maioria dos professores desse nível incentiva as crianças a usarem sua criatividade enquanto desfrutam o movimento. Elas vão marchar e pular pelo estúdio e brincar de jogos relacionados à dança. Se a aula combina ballet, sapateado e jazz, os alunos também irão aprender o básico do sapateado e do alongamentos de jazz. Aulas para estudantes tão novos assim geralmente duram de 45 minutos a 1 hora, uma vez por semana.

Dança iniciante
Na segunda, terceira e quarta série, os alunos têm o desenvolvimento muscular necessário para começar a estudar mais intensamente as técnicas de dança . Dançarinos jovens irão obter um conhecimento mais profundo do que os já adquiridos nas aulas de dança introdutórias enquanto aprendem mais movimentos de ballet, jazz, sapateado ou todos os três, dependendo de qual técnica se está enfatizando. Nas aulas iniciantes, os professores focam em ajudar os alunos a executarem os passos com a técnica devida, mas talvez ainda inclua alguns jogos de movimentos divertidos para manter o interesse das crianças. Aulas de dança de nível iniciante acontecem uma ou duas vezes na semana, com duração de uma hora ou uma hora e meia.

Dança intermediária
Lá pela quinta série, se não antes, os alunos de escolas particulares de dança começarão a serem divididos em níveis de acordo com suas habilidades, e não mais pela idade. Se alunos da quinta, sexta e sétima série tiverem dominado os passos básicos de dança, eles serão passados para o nível intermediário. Os alunos desse nível continuarão com a estuda técnica, mas também focarão no aprendizado de passos mais complicados, como giros e saltos. Os estudantes também irão focar em conectar os passos gerando combinações ou frases de dança. As aulas de nível intermediário acontecem duas ou três vezes na semana por, no mínimo, uma hora e meia.

Dança avançada-intermediária
No ensino fundamental e médio, os alunos que dominam passos e técnicas de nível básico e intermediário começam a trabalhar em um nível avançado-intermediário. Embora muitos estúdios ofereçam aulas específicas para estudantes que ainda estão no meio termo entre intermediário e avançado, muitos dos dançarinos desse nível são colocados ou em uma classe avançada ou uma intermediária. O professor dará instruções específicas para esses alunos para que cada nível de habilidade seja acomodada. Este é geralmente o nível onde os alunos decidem se querem ou não seguir a carreira de dança como semi-profissionais.

Dança avançada
Alunos com idade de ensino médio que possuem uma forte técnica, disciplina e muitos anos de experiência em dança estarão preparados para aulas de nível avançado. As aulas avançadas focam na preparação do aluno para seguir uma carreiras em dança. Embora a técnica seja bastante enfatizada, os alunos desse nível também irão trabalhar na qualidade artística de suas danças. Após a graduação do ensino médio, os dançarinos de nível avançado irão se preparar para os testes em faculdades de dança, companhias de dança e para outros trabalhos de danças profissionais. Os alunos devem ser muito comprometidos a essa forma de arte para estudá-la a nível avançado, praticando de três a seis vezes por semana, geralmente por muitas horas em cada aula.
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.