Menutopo

últimos posts

13/11/2013

Ballet de Repertório - Princesa Florine - Pássaro azul

Estou ajudando uma amiga a ensaiar a variação da Princesa Florine então não havia mais oportuno pra falar dela...
Muito conhecida pela aparição em A Bela Adormecida, o pássaro azul tem seu próprio conta de fadas.

A gente fala a variação do pássaro azul, mas na verdade a mulher é a princesa e o homem é o pássaro azul.
Ela é muito dançada por aí, por isso a existência de muitas versões. Considerada uma das variações mais simples de serem realizadas, mas quando a gente estuda ela e vai percebe as suas dificuldades, principalmente em parecer leve...
Segue a história:

FONTE: Dicas de Ballet

As histórias de Ballet de repertório são bem complexas pois há sempre uma versão original e as outras que foram surgindo com o passar do tempo e o jeito com que cada companhia de ballet foi adaptando para levar aos palcos seu diferencial.

Sobre Princesa Florine encontrei duas versões interessantes:

1# História Original- retirado de um conto de fadas francês conta que princesa Florine tinha uma madrasta que era uma rainha má (como em Branca de Neve), que tinha uma filha de nome feio chamada Troutina. A Rainha Má convida príncipes e pretendentes para desposar Troutina, mas eles estão sempre acabavam sendo cativado pela beleza de Florine. Um príncipe em particular se interessa por Florine e promete seu amor para ela. Isso enfurece a Rainha Má, de modo que ela envia uma falsa mensagem de Florine ao príncipe pedindo-lhe para encontrá-la em sua janela. Lá ele a encontrou mais não conseguiu enxergar que realmente era troutina disfarçada, pede sua mão em casamento e coloca o anel de noivado em seu dedo.Então surge a rainha má e exige que o príncipe se case com sua filha já que tinha posto o anel em seu dedo pois é um símbolo de um acordo vinculativo. Ele se recusa, por isso a rainha o enfeitiça e o transforma o príncipe em um pássaro azul e prende Florine em uma torre para não ter mais problemas com seus pretendentes e assim fazer com que os príncipes se interessem somente por Troutina. No entanto, Florine e o príncipe continuam apaixonados e ele vai visitá-la todas as noites na torre. Ela senta-se à janela para ouvir sua canção que o príncipe pássaro canta para ela. E ajuda a ensiná-la a voar para que pudesse fugir de lá e viverem seu amor. Por isso é importante ressaltar os movimentos dos braços de Florine como se estive tentando voar, pois ela tenta imitar seu amado, contudo Florine é humana e não um pássaro.

2# Versão modificada –

Onde princesa Florine é muito parecido com Santa Bárbara - uma virgem presa numa torre por seu pai. Ela é muito solitária, porque nem mesmo seus carcereiros estão autorizados a falar com ela. Ela recebe ajuda, conversando com o Bluebird um pássaro azul que vem visitá-la sempre, mas deve migrar no inverno Quando ele volta na primavera, ele pergunta por que Florine tem que ficar presa na torre, e por que ela não vem e voar com ele. Ela diz que não pode, que ela não sabe como voar, e ele diz: “Oh, é fácil, ouvir e seguir.” E a ensina a voar ao mesmo tempo que canta para ela. Também nesta versão há o detalhe de movimentos de voo, pois ela o imita tentando voar.


Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.