Menutopo

últimos posts

31/08/2015

A importância do pilates para bailarinos - Por Luciana Venturineli

Semana passada nas Redes Sociais do Mundo eu postei essa imagem ao lado sobre Pilates e sugeri que algum profissional falasse pra gente sobre a importância do pilates para balarinos. Pois bem,
a Luciana Venturineli, Formada em Educação física, bailarina ( aposentada!) e professora de pilates, ballet fitness e personal trainer, teve a gentileza de escrever sobre este assunto. Espero que gostem!
 
“Quer moleza? Vai dançar ballet!”

 Frase injusta. Nós bailarinos sabemos o quanto é preciso ser forte para dançar. Não é fácil. 
Mas nós queremos, e adoramos desafios! E o pilates, aonde fica nesta história?
Sabemos que horas e horas de dedicação no ballet podem trazer algumas consequências para a saúde do bailarino. Normalmente,  a coluna do bailarino é retificada e rígida. Os tornozelos e  joelhos também sofrem bastante, devido ao excesso de impacto sobre estas articulações.

O Pilates é importante para equilibrar as forças do seu corpo. Todos nós temos desvios posturais, sejam eles leves ou acentuados.  A exigência da modalidade faz com que alguns músculos sejam fortes e outros bem fracos.  Este desequilíbrio pode causar lesões. 

Então o pilates serve para o bailarino que sofreu alguma lesão? Sim! Durante as aulas, você irá retreinar os músculos, adequando as forças. O método é um importante aliado na sua recuperação.

Mas eu não tenho nenhuma lesão!  Mas algo me diz que você quer melhorar.  Acertei? Todo bailarino quer ser melhor a cada dia.  Pois é, trabalhando a mobilidade da coluna, o controle dos músculos que estabilizam sua peve, equilibrando ao máximo as forças do seu corpo, o resultado é super positivo.

E assim como dançar,  o pilates é GOSTOSO! Isso mesmo! Aula de  pilates é bom demais! Eu costumo dizer que fazer pilates é como fazer uma viagem para dentro do seu corpo e se descobrir. Quer coisa melhor?

Bem vindo ao mundo dos bailarinos que pilateiam!
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.