Menutopo

últimos posts

11/12/2015

Glossário de palco | Estrutura de um teatro

Você conhece a estrutura de um teatro?
Encontrei este glossário e achei importante para conhecimento de bailarinos:

Glossário:


PALCO
Espaço visual para o público ou área de cena.

PISO DE PALCO
O plano de piso no palco, executado sobre uma caixa de ressonância com um espaço interno livre que permita uma boa emissão sonora, aberturas e elevações do mesmo. Com altura máxima de 1,10m com relação ao piso da platéia.

COXIAS
Espaços de serviço e circulação não visíveis ao público, localizados nos extremos laterais e de fundo do palco, determinando o movimento de cenografia e acesso de atores. As laterais com uma dimensão mínima da metade do palco e o fundo com espaço suficiente para passagem de atores.

PROSCÊNIO
Prolongamento no mesmo nível do palco projetado até o público que se adapta a diversas formas e dimensões.

FOSSO DE ORQUESTRA
Espaço que abriga conjuntos de músicos, não interferindo com o visual de público por estar no plano inferior ao nível do palco. Pode ser executado através de elevadores hidráulicos ou pisos removíveis (quartelada).

QUARTELADA
Tampos de madeira que compõem o piso do palco

BOCA DE CENA
Vão aberto na caixa cênica que define a máxima abertura do palco, que pode ser reduzida em altura e largura pela bambolina mestra e pelos reguladores.

REGULADORES
Bastidores (armação forrada em tecido) ou painéis que se localizam à direita e à esquerda da boca de cena, definindo a sua abertura e evitando o vazamento (de luz e cenário) e também limitando o proscênio.

CORTINA CORTA FOGO
Cortina de metal que separa a caixa cênica da platéia em caso de incêndio.

VARANDA DE MANOBRA
Lugar onde se encontram os freios, a barra de malaguetas e a barra de afinação e trabalham os maquinistas.

VARANDA DE CARGA
Lugar onde se localiza a contrapesagem das varas de luz e de cenário.

URDIMENTO
Espaço onde se desenvolve o movimento dos tiros e das varas, com as peças cenográficas planas ou volumétricas dependuradas, que ao descerem até a zona visível do espectador, criam o envoltório do palco. Tem como limite superior a grelha (estrutura de madeira ou metal) com a sofita (cordas e cabos de aço) e como limite inferior a linha das bambolinas, varas de luzes e a parte superior da cenografia.

VARA DE CENÁRIO OU DE LUZ
Barra de metal ou madeira, utilizada para se dependurar elementos cenográficos, equipamentos de luz e vestimentas de palco.

VESTIMENTAS DE PALCO
Conjunto de elementos da cenografia e da cenotécnica que cria o envoltório do espaço cênico e determina sua concretude na caixa cênica.

CICLORAMA
Grande tela com armação em forma de "U" aberto e que é colocada ao fundo do palco. Pode ser nas cores branco, pérola, cinza ou azul claro.

LINÓLEO
Tapete formado por várias lâminas ou passadeiras, usado especialmente para dança.

PANO DE BOCA
Telão principal que cobre toda a boca de cena. Pode ser ornamentado, pintado ou simples.

BAMBOLINA
Uma das vestimentas suspensas sobre toda a extensão do palco, que evita o vazamento do urdimento e define a altura do palco, em tecido de pouca altura e comprida. A bambolina mestra é uma peça em tecido, estruturada ou não, suspensa sobre a frente do palco e imediatamente atrás do quadro do proscênio, regulando a altura da boca de cena.

ROTUNDA
Grande tela que é montada sempre à frente do ciclorama.

PERNA
Elemento que se caracteriza como limite lateral do palco. Tecido sem armação. O conjunto de pernas e bambolinas é parte da câmara negra.

CANHÃO SEGUIDOR
Refletor de grande potência com movimento manual utilizado para acompanhar atores, bailarinos etc.

Fonte: http://www.ctac.gov.br/teatro/sosgloss.htm
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.