Menutopo

últimos posts

06/01/2016

Os melhores Filmes de Dança e Filmes de Ballet

Aproveite suas #feriasbailarinisticas para assistir filmes bailarinísicos! Segue uma lista. Bom filme!


A Dança, le ballet de l'Opéra de Paris

Este documentário revela os bastidores de uma das companhias de balé mais prestigiosas do mundo: o Balé da Ópera de Paris. O filme segue a rotina dos dançarinos, treinadores, diretores, músicos, cenógrafos, coreógrafos e iluminadores ao longo de sete espetáculos: Romeu e Julieta, de Sasha Waltz, Orfeu e Eurídice, de Pina Bausch, O Quebra-Nozes, de Rudolph Nureyev, Paquita de Pierre Lacotte, A Casa de Bernarda de Mats Ek, O Sonho de Medeia de Angelin Preljocaj e Genus de Wayne McGregor.





Billy Elliot

Billy Elliot tem 11 anos, é filho de um mineiro e mora no norte da Inglaterra. Um dia, quando caminha no sentido de sua aula semanal de boxe, acaba entrando na sala de aula de balé da Sra. Wilkinson. Demonstrando um talento nunca antes visto, luta para superar preconceitos, realiza um sonho e muda a vida de todos em seu entorno.




Cisne Negro

Nina (Natalie Portman) é bailarina de uma companhia de balé de Nova York. Sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica (Barbara Hershey), bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy (Vincent Cassel), decide substituir a primeira bailarina, Beth MacIntyre (Winona Ryder), na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily (Mila Kunis), que deixa Leroy impressionado.



Dançando para a Vida (ballet shoes)

BALLET SHOES, baseado em obra homônima de Noel Streatfeild, é ambientado na década de 1930 em Londres. É a história das órfãs Pauline, Petrova e Posy Fossil, que são adotadas pelo excêntrico explorador Professor Matthew Brown, e criadas por Sylvia, sua sobrinha altruísta. Quando o Professor desaparece, Sylvia tenta dar conta das despesas alugando quartos para hóspedes cujos atos mudarão suas vidas para sempre. As garotas são matriculadas na escola de teatro e começam a trabalhar nos palcos. Isso combina com os desejos da ambiciosa Pauline, que está ansiosa para atuar, e com a vontade de Posy, uma dançarina nata, mas Petrova, que deseja ser aviadora, sofre com a frustração e o desapontamento. As irmãs juram "colocar seus nomes nos livros de história" e esse desejo mantém a família unida a qualquer preço. A vida no mundo do show business é bem-sucedida, mas corações são partidos e lições aprendidas nesta encantadora história.


O Último Dançarino de Mao


Aos 11 anos, Li Cunxin foi tirado de uma pobre aldeia chinesa para estudar balé na escola de dança de Madame Mao, em Pequim. Em 1979, ele consegue entrar para a Companhia Houston Ballet durante um intercâmbio cultural no Texas, onde começa uma vida nova e livre. Os oficiais chineses tentam levá-lo de volta à China, mas manobras legais e o casamento com uma bailarina americana conseguem mantê-lo nos EUA. Para lutar pelos seus sonhos, porém, ele terá de abandonar para sempre sua família. Baseado na autobiografia do bailarino chinês Li Cunxin.





Os Agentes do Destino

A um passo de conseguir uma vaga no Senado dos Estados Unidos, o ambicioso político David Norris (Matt Damon) conhece a bela dançarina de balé moderno Elise Sellas (Emily Blunt) - uma mulher como nenhuma outra que ele jamais conheceu. Porém, qando ele percebe que está apaixonado por ela, homens misteriosos conspiram para mantê-los afastados.


Sonhos em Movimento

Em 2008, poucos meses antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova montagem de seu famoso espetáculo Kontkthof. Ao invés dos bailarinos da sua consagrada companhia, desta vez ela escolhe trabalhar com adolescentes de 14 a 18 anos que nunca tinham subido em um palco nem dançado antes. Esse documentário é sobre a história desses jovens e a dança.



No Balanço do Amor

Sara (Julia Stiles) vive numa cidade pequena com um grande sonho: tornar-se bailarina de nível internacional. Mas quando sua mãe morre de repente, ela precisa abandonar seus planos e morar com o pai (Terry Kinney) na hostil região sul de Chicago. Uma garota branca num lugar predominantemente de negros, Sara sente-se deslocada, até que faz amizade com Chenille (Kerry Washington), uma colega de classe, e seu irmão, Derek (Sean Patrick Thomas). Surge uma atração entre Sara e Derek, e a paixão de ambos pela dança leva-os ao namoro. Mas à medida que o relacionamento se fortalece, também a oposição dos parentes e amigos aumenta. Agora eles estão diante do maior desafio de suas jovens vidas: ser fiéis a seus sonhos e também um ao outro.


Sob a Luz da Fama

A American Ballet Company não é para covardes. É para os melhores e mais belos dançarinos vivos. Mas você precisa mais do que apenas destreza física e determinação para ser bem-sucedido. Você precisará dar o melhor de si para ficar SOB A LUZ DA FAMA. Jonathan Reeves (Peter Gallagher, Beleza Americana), o diretor artístico da companhia de balé, está avaliando seu jovem grupo de esforçados estudantes. Jovens que enfrentam todas as dificuldades para entrar no sedutor mundo da dança, tendo que lidar com suas ambições, romances atribulados e mágoas dolorosas.



A Vida de Audrey Hepburn

Início dos anos 60, durante as filmagens de "Bonequinha de Luxo". Audrey Hepburn (Jennifer Love Hewitt) começa a recordar toda a sua trajetória, iniciando quando ainda vivia em Bruxelas, na Bélgica, em meados dos anos 30. Audrey foi marcada pela separação dos seus pais, pois sua mãe, Ella (Frances Fisher), não suportava a ausência do marido, Joseph (Keir Dullea), que viajava a "negócios" (na verdade fazia propaganda dos nazistas). Quando a 2ª Guerra Mundial eclodiu Ella, que era uma baronesa holandesa, achou mais seguro ir para sua terra natal em vez de ir para a Inglaterra, pois soube por fonte segura que seu país iria permanecer neutro. Porém esqueceram de avisar Hitler, que invade a Holanda. Audrey, ainda uma jovem, testemunha os horrores da guerra. Quando termina a guerra Audrey e a mãe vão para Londres e, em 1947, ela faz tudo para se tornar uma bailarina, mas seus sonhos acabam pois sua professora diz que ela não tem altura nem talento. Assim faz pequenas participações em musicais e filmes, mas sua graça incontestável lhe abre caminho para o teatro. O sucesso é tão grande que Hollywood lhe abre as portas e no cinema o sucesso se repete.


O Sol da Meia-Noite

Nikolai Rodchenko (Mikhail Baryshnikov) é um bailarino da União Soviética exilado nos Estados Unidos que é aprisionado pela KGB quando seu avião sofre uma pane e pousa em território soviético. Lá tem contato com um bailarino americano, que desertou do exército na época da Guerra do Vietnã, foi morar em Moscou e está casado com uma russa.

Momento de Decisão

Duas grandes atrizes estrelam em papéis igualmente fortes como amigas e rivais em MOMENTO DE DECISÃO. Emma, interpretada por Anne Bancroft, é uma bailarina que está envelhecendo e cuja carreira já atingiu seu ápice. Deedee, interpretada por Shirley MacLaine, é a amiga que abandonou a carreira há muitos anos para casar e ser mãe. As duas se reencontram após diversos anos quando a filha de Deedee demonstra talento e vontade de ser bailarina. Uma explosão de conflitos novos e antigos se segue, levando as amigas a analisarem as escolhas que fizeram na vida e como viver com tais escolhas. Maravilhosos números de dança realizados por Mikhail Baryshnikov. Uma história honesta e comovente.



Os sapatinhos vermelhos

Jovem bailarina apaixona-se pelo maestro da peça ao mesmo tempo em que o diretor oferece oportunidade para uma carreira artística mundial. Conto de fadas adaptado da obra de Hans Christian Andersen, o filme influenciou vários gerações de cineastas.

A Última Dança

Patrick Swayze volta a expor seu talento para dança, que já demonstrara grande potencial em "Dirty Dancing". O filme começa com o diretor de uma famosa companhia de dança morrendo, vítima de um derrame cerebral. A trupe não só perde seu fundador e gênio criador, mas pode ser o fim da companhia. Alex deixou um grande legado de dança, que inclui uma famosa coreografia, criada há sete anos e jamais apresentada. O grupo agora vê a chance de se manter unido, através da estréia desta obra.
Entretanto, para que isso aconteça, eles precisam chamar os três bailarinos originais. Patrick Swayze não só é um destes dançarinos, mas acaba sendo a força a unir esse trio, que precisa de muita garra para dançar a coreografia - a mesma que arruinou suas carreiras de forma traumática.


Ballets Russes

Documentário que conta toda a história (com muitos depoimentos) do lendário Ballet Russes, companhia responsável pelo nascimento do balé moderno - de seu aparecimento até os seus dias finais. Em mais de seis décadas de existência a companhia teve em seus quadros nomes como George Balanchine, Léonide Massine, Ivonne Craig (que mais tarde seria a Batgirl do seriado de TV), Irina Baronova, Frederic Franklin, Alicia Markova e tantos outros.


Cantando na Chuva

Comédia, romance, grandes números musicais, estrelas nos seus melhores desempenhos e uma adorável recreação da era dos grandes filmes: Cantando na Chuva tem tanto que ocupa um justíssimo 10° Lugar na lista dos 100 Melhores Filmes do American Film Institute. "Gotta dance!" canta o astro e co-diretor Gene Kelly. Mas o imperativo na linha do filme é arrume uma fala!
Os filmes mudos estão dando lugar ao cinema falado - e um dançarino transformado em ídolo de matinê (Kelly) é pego nessa escorregadia transição, assim como seu colega (Donald O'Connor), sua namorada de futuro (Debbie Reynolds) e sua reclamona co-estrela (Jean Hagen numa performance indicada ao Oscar). Cantando na Chuva é puro canto, dança, riso, amor e diversão.   



Dança Comigo?

Richard Gere vencedor do Globo de ouro (Melhor Ator por Chicago, 2002), e Jennifer Lopez (Encontro de Amor e o Casamento dos Meus Sonhos) estrelam a comédia mais romântica do ano. John Clark (Richard Gere), é um trabalhador incansável, que no fundo leva uma vida monótona e entediante. Certa noite, porém, ele vê sua vida mudar radicalmente ao observar uma charmosa instrutora de dança (Jennifer Lopez) que o inspira a sair da rotina e a inscrever-se em aulas de dança de salão.
Agora, ele precisará de muita ginga para evitar que sua família e amigos descubram essa nova paixão. Com participação de Susan Saradon (vencedora do Oscar Melhor Atriz por Os Últimos Passos de um Homem, 1995, e Doidas Demais),Dança Comigo? é mais um aclamado sucesso de público no estilo irresistível e sensual de Uma Linda Mulher.



Ela Dança, Eu Danço

Tyler é um rebelde do lado pobre de Baltimore. Nora é uma dançarina privilegiada da escola de arte da elite. Seus mundos não poderiam ser mais diferentes. Mas quando os destinos se cruzam, fagulhas voam para todos os lados, dando início a um romance embalado pelo melhor do hip-hop e um conto de fadas sobre como uma única oportunidade pode fazer um sonho virar realidade. Um filme que vai conquistar seu coração.



Flashdance

O estrondoso sucesso Flashdance, com música e visual exuberantes, conta a empolgante história de Alex Owens (Jennifer Beals), uma bela e decidida jovem de 18 anos, que trabalha de dia como funileira e à noite como dançarina em um bar local. O filme brilha com a música dos anos 80, incluindo as canções "Flashdance? What a Feeling", o sucesso n° 1 interpretado por Irene Cara, e "Maniac", de Michael Sembello. Conheça a luta de Alex para ganhar sua independência, encontar o amor e realizar seu sonho: dançar em um conceituado conservatório de Ballet Clássico.


Whatever Lola Wants (O que Lola quiser)

Lola quer dançar profissionalmente, mas não consegue. Enquanto ela não “acontece”, trabalha nos correios de Nova York. Até o dia em que ela viaja ao Egito e conhece Ismahan, uma grande bailarina de dança do ventre. Do ponto de vista cinematográfico, o filme não tem nada demais. A sua grandeza reside em outros pontos: a determinação de Lola, as aulas de Ismahan, a disposição da novata em aprender, a generosidade da grande bailarina em ensinar, mostrar que existe a técnica, mas sem alma ela não quer dizer nada, deixar claro que cada bailarina é o espelho de sua dança… Sinceramente, os ensinamentos de Ismahan deveriam ser levados sempre conosco: “Lola, eu não posso te ensinar a ser você mesma. Use o seu corpo. Seja o seu próprio instrumento.”

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.