Como saltar no Ballet

Grande parte da beleza do ballet vem de um dos seus movimentos mais poderosos: saltos.
Bailarinos treinam anos para ser capazes de saltar no ar graciosamente, dando a ilusão de vôo, que na verdade não passa de técnica. Fazendo um bom plié, conhecendo a posição que o salto requer enquanto está no ar e sabendo como voltar do salto você pode saltar melhor.


Fundamentos da técnica para todos os tipos de saltos:

Posição do salto




O conceito central em um salto é a posição dele no ar.
Se esta posição não está clara, ou seja, você ainda não tem certeza do que deve ser feito e de que como deve ser feito, você não terá como saltar corretamente. A posição do salto deve ser nítida. Nos saltos mais simples como um sauté na primeira posição, por exemplo, o pico do salto mostra uma primeira posição perfeita com os pés apontados para baixo, esticados.

Para o trabalho en battu , onde você está "batendo" as pernas juntas no ar, não pense em mudar seus pés. Ao tirar o foco dos pés e colocá-lo sobre as coxas, você vai conseguir mais claras batidas, mais precisas.

Plié corretamente


Cada salto no ballet começa com um plié, não importa em que posição é. É muito importante iniciar cada salto com o melhor plié possível para impulsionar o salto, fazendo com que ele seja mais alto possível. É necessária a utilização dos músculos corretos para lançar-se para cima.
No plié antes de cada salto, certifique-se que você não está deixando seu peito e deixar sua  pélvis para trás. Aqui estão alguns pontos importantes a considerar em afinar a sua técnica de salto:
A tendência natural é a inclinar-se para a frente - como fazem as crianças - sob a impressão de que lhe dá mais força.
No ballet, porém, inclinando-se dificulta a sua capacidade de atingir uma posição ereta e correta no ar.
Uma vez que você pulou, não pode desmoronar de volta, isso pode causar impacto negativo em seus joelhos.
Sugere-se aprofundar o seu plié ao seu grau máximo. Ao controlar o seu plié, você não só diminuir o impacto articular, mas também fortalecer os músculos da coxa.

PLIÉ - PULA - PLIÉ

Dicas



1) Lançamento
Comece empurrando o chão com os pés quando você pular. Realmente empurrar o chão para longe de você. Isso lhe dá muito mais força e, portanto, um salto mais alto. Repetindo este processo irá fortalecer os músculos em seus pés e permitir-lhe saltar progressivamente maior.

2) Esticar as pernas
Assim que você deixou no chão, esticar os joelhos tanto quanto você puder. A menos que seja um salto como um pas de chat o qual apela especificamente para os joelhos dobrados, sempre supor que você precisa esticar os joelhos completamente. Joelhos dobrados ou relaxados encurtam a linha da perna no ar, fazendo você parecer mais curto.

3) Transição
Ao sair de seu salto, deve-se aterrizar através demi-pointe. Deixe as pontas de seus dedos do pé tocar o chão primeiro.

4) Voltando do salto
Finalmente, deixe os calcanhares tocarem o chão no plié distribuindo o impacto do salto sobre todo o pé.

5) Dê atenção a parte de cima do corpo
Muitas vezes esquecemos na nossa parte superior no corpo e saltamos muito moles. Manter a postura, barriga para dentro sempre!

6) Bumbum preso
Cuidado para não soltar o quadril quando volta para o plié principalmente.

A intenção e ficar no ar! Se fossem tirar uma foto sua durante o salto pegar você certinho fora do chão.

A melhor maneira de melhorar seus saltos é simplesmente praticar e prestar atenção em todos os pontos citados acima.

leia também: Saltando no Ballet e Como aumentar a altura dos saltos

Comentários

  1. Ualll, este é o melhor blog que ja vi!!!
    Amei! Meu favorito.

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  2. Uaaal!! Este é o melhor blog que ja vi.
    Dicas incríveis. Amei!! Meu favorito :)

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  3. Muito obrigado pelas dicas!!! Vamos continuar divulgando o blog

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  4. VOCÊ DEVE SER UMA ÓTIMA BAILARINA E É UMA ÓTIMA BLOGUEIRA EU SOU PRINCIPIANTE DO BALLET E ESTOU AMANDO VER SUAS POSTAGENS (COPIANDO E COLANDO PARA DEPOIS LER) MAS ISSO NÃO VEM AO CASO UM BEIJO PRA VOCÊ E CONTINUE ASSIM.

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  5. na aula vejo várias meninas fazendo com bateria (não sei se é assim que fala), gostaria de saber como faz... é só bater na frente? tipo, o exercício é glissade, cupe.. aí tem menina que faz o glissade, bate a perna na frente e volta atrás... podem me esclarecer pf?

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    Respostas
    1. Olá! Para fazer baterias, precisa bater pensando nas coxas. Coxa bate na frente e fecha atrás, por exemplo. Comece treinando com o echappé ;)

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