É tempo de O Quebra Nozes - Curiosidades sobre o Ballet

Dezembro é tempo de vermos, revermos, "trevermos" o Quebra Nozes, não é mesmo? Essa obra linda que encanta todo o mundo! Também, não seria para menos, não há nada mais encantador do que Ballet e Natal juntos! <3



Fiz uma listinha de curiosidades acerca deste repertório, espero que gostem!

❤ O Quebra-Nozes foi um ballet que veio marcar a afirmação da Rússia como o grande centro mundial da dança, ao invés da França.

Lev Ivanov, assumiu a coreografia da obra quando Marius Petipa perdeu seu interesse pelo repertório, por seu caráter infantil.

❤ Foi a terceira composição de Tchaikovsky para ballet, e considerada um dos mais perfeitos casamentos entre coreografia e música, pois nenhum dos dois se sobressai em relação ao outro.

❤ “O Quebra Nozes”, foi feita 6 meses antes da morte de Tchaikovsky  num período em que ele se encontrava mergulhado numa profunda depressão.

❤ Embora as suítes de balé sejam realizadas depois da peça pronta, a do Quebra Nozes foi elaborada ao mesmo tempo da composição da obra, e sua execução teve lugar bem antes da apresentação do Balé, a 7 de Março de 1892, sob a regência do próprio autor.

❤ Tchaikovsky compôs seguindo exigências precisas de Petipá – cada cena do balé era minuciosamente descrita pelo coreógrafo, compasso por compasso.


❤ O espetáculo é baseado no conto O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos, de E. T. A. Hoffmann. No texto original, a menina se chama Marie, mas a partir das primeiras adaptações para o balé, ela passou a ser conhecida como Masha e Clara. 

❤ Ele foi levado aos palcos pela primeira vez no dia 18 de dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky,em São Petersburgo, na Rússia.

❤ O ballet é um verdadeiro sonho de Natal pois no final Clara desperta e então se dá conta de que tudo não passou de um sonho. 

❤ Ballet em prólogo, 2 atos e epílogo, é tradicionalmente encenado na época de Natal devido sua temática.

❤ Além da versão original, uma versão que ficou muito reconhecida foi a de George Balanchine. E Tão exclusiva que a peça, apresentada desde 1954, hoje é chamada de George Balanchine’s ‘The Nutcracker com um símbolo de marca registrada. Apesar de ter tomado certas liberdades, Balanchine se manteve muitíssimo fiel a versão original do século 19.

George Balanchine's The Nutcracker NYCB

❤ No Brasil a Cisne Negro Cia de Dança já ultrapassa mais de 30 anos da sua tradicional montagem do Ballet. Esta obra foi apresentada pela primeira vez em 1983, com produção Cisne Negro, sob a direção de Hulda Bittencourt, recebendo naquele ano  o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), como o MELHOR ESPETÁCULO DE DANÇA.

❤ Um dos ballet mais montados em todo mundo.

❤ "O Trepak" ou dança russa é uma das peças mais conhecidas do balé, junto com as famosas “Valsa das Flores", os "Flocos de Neves" do reino das neves e a variação da "Fada Açucarada"


Referências:
a magia da dança
a noticia
infoescola
balletour
filarmonica.art