5 Exercícios de relaxamento no final da aula de Ballet

Alguns professores incluem relaxamento em suas aulas. Nem sempre em todas por conta do tempo, mas em algumas delas, no final da aula, é legal fazer alguns para relaxar, porque saímos muito pilhados das aulas. O relaxamento servirá como recuperação.

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Deitar e relaxar no final da aula

Coloque uma música lenta, relaxante, deixe as alunas deitarem, peça que fechem seus olhos, se possível, apague a luz. Será uma forma de acalmar. Ajuda a ralentar o ritmo da nossa mente. Pode pedir para elas se movimentem lentamente, que se levantem devagar no final.

Massageando a colega

Sentadas em círculo, perna de índio mesmo, ou como se sentarem confortáveis, aprendi esse exercícios com o nome de chuá (não entendi porque e não perguntei na época rs), mas este círculo tem que ser uma fila círculo, de modo que uma fique sentada atrás de outra e possa massagear levemente a pessoa que está sentada na sua frente. Todos serão massageados, ao mesmo tempo.

Mindfulness

Podemos entender tanto como uma técnica de meditação como um estado de consciência que gera um estilo de processamento que se traduz em atenção plena em relação ao que nos rodeia e aos acontecimentos que estão ocorrendo. Podemos fazer em borboleta, de olhos fechados, com uma música bem lenta ou podemos deitar em sapinho com a barriga para cima. Deixando relaxar tudo, inclusive a perna de quem não a encosta no chão, às vezes chega a encostar, de tão relaxado que ficou.

Exercício de respiração

Sentadas confortavelmente no chão, mantendo a coluna ereta. Os olhos podem ficar abertos ou fechados, como achar mais relaxante. Inspirar o ar lentamente, contando até 10. Segurar o ar no pulmão por 5 segundos.Expirar, contando novamente até 10. Repetir a sequência 8 vezes. Com o tempo, aumentando gradativamente o número de repetições.

Localizando a tensão no seu corpo

Melhor fazer este deitado. Procure sinais de tensão em seu corpo. O professor vai sugerindo: A testa está franzida? Os olhos estão comprimidos? A mandíbula está pressionada? Para que cada pessoa relaxe cada uma destas partes, mantenha o rosto com uma expressão leve e serena. Agora sugere que repare nos ombros, eles estão um pouco levantados? As mãos estão totalmente abertas ou fechadas? Sugira que deixem em formato de meia lua, que é a sua posição natural e relaxada. Peça para os alunos verem se conseguem identificar tensões na coluna, no abdômen, no quadril e no pescoço. Que analisem todo o corpo em busca de tensões e, assim relaxar como se estivesse esvaziando a energia nervosa contida no local.