Menutopo

últimos posts

28/08/2013

Ballet de Repertório - La bayadère

Falando de La bayadère porque a variação da morte da Nikiya é a coisa mais linda de se ver! Morte Linda? Assiste, vai entender! Escolhi logo 2 versões pra postar! Vale a pena ver e ver muitas vezes! Muita emoção!





















La bayadère é um balé em três atos e cinco cenas, com música de Ludwig Minkus1 , coreografias de Marius Petipa1 e libreto de Marius Petita e Sergei Khudenov1 , teve estréia mundial em 1877, no Teatro Mariinsky de São Petersburgo.

O ballet narra a história de Nikiya, uma dançarina do templo (Devadasi; a palavra francesa Bayadère deriva do português baladeira2 ) e de Solor, um jovem guerreiro.
Os jovens apaixonados planejam fugir juntos e juram fidelidade diante do fogo sagrado. No entanto Solor esquece de seu juramento quando Rajá, satisfeito com o presente que recebeu de Solor lhe ofecere a mão de sua filha Gamzatti em casamento.
Ao saber do casamento, Nikiya vai ao encontro de a Gamzatti e revela o seu amor por Solore implorando-lhe que o deixe para ela. Gamzatti tenta comprar Nikya com jóias e presentes. Nikiya recusa e num ato de desespero ameaça Gamzatti com um punhal, chocada com seu próprio gesto foge apavorada.
Na celebração do noivado de Solor e Gamzatti, o Rajá ordena que Nikya dance com as demais bailadeiras. Durante a dança ela recebe uma cesta de flores na qual havia um serpente venenosa escondida. Nikiya é mordida e agoniza. O Sacerdote Brâmane se prontifica a salvá-la caso ela aceite pertence-lhe. Após ver Solor com Gamzatti, a jovem recusa, e morre.
Àpos a morte da sua amanda Solor encontra-se tomado de pesar e remorso. Magdaveya, querendo distraí-lo daquelas sombrias disposições, lhe oferece ópio para fumar. Solor adormece e sonha que, em companhia de Nikya, a seus olhos apresentam-se os espectros da bailadeiras.
Solor é levado a se casar com Gamzatti, quebrando seu juramento a Nikya. A profecia da Bailadeira realiza-se, acontece uma terrível trovoada e o templo cai em ruínas. Dos escombros aprece Nikya, que vem buscar Solor para viverem seu amor na eternidade.






Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.