Regras e Regulamentos de Competições de Ballet

Apesar do ballet não ser genuinamente competitivo, existem grandes festivais e mostras de competição.
Brasileiros participam e muitas vezes destacam-se em algumas destas competições. Uma seleção com os principais eventos competitivos do mundo, os requisitos, os critérios para julgamento e as premiações.

O prêmio nesses eventos é uma combinação de dinheiro, prestígio, e para os principais dançarinos, um contrato com uma grande companhia de balé. Competições são voltadas para ambos bailarinos pré-profissional ou profissional e existem classificatórias que selecionam apenas os melhores.
As regras e regulamentos diferem entre as competições, mas todos oferecem grande exposição aos bailarinos que participam e experiência que ajudam em seu caminho para se tornar profissionais.

Entendam as competições::

Youth America Grand Prix





















Requisitos e Idade

O Youth America Grand Prix é aberto a bailarinos de todos os países, com idades entre 9-19 (com base na sua idade a partir de janeiro do ano da competição). Dançarinos 9-11 idade são colocados na Divisão de Pré-competitiva, com idades entre 12-14 na divisão Junior, e 15-19 anos na divisão Sênior.
Dançarinos nas divisões Júnior e Sénior podem participar na competição Variação Clássica, a competição Solo Contemporâneo, ou ambas, enquanto dançarinos pré-competitivos podem competir com qualquer variação de habilidade apropriada clássica coreografia e / ou Solos Contemporâneos. Concorrentes na categoria Variação Clássica devem dançar uma variação da lista oficial dos repertórios. Bailarinos podem entrar como solistas, conjuntos, duetos, ou todas as anteriores.
O concurso não está aberto a todos os bailarinos profissionais, que trabalham em tempo integral em uma companhia profissional ou sob contrato de pelo menos 26 semanas por ano, no ano da competição ou no ano anterior. Bailarinos devem ser selecionado a partir de qualquer semi-finais regionais, ou um teste de vídeo, a fim de ser elegível para as finais em Nova York.
Julgamento e Prêmios
Dançarinos são marcados pelos juízes em uma escala de 100 pontos de habilidades tanto artísticas e técnicas. A média das duas notas é tomada para cada juiz. Para se qualificar para as finais na cidade de Nova York, o concorrente deve ter recebido uma pontuação de 95 ou superior em sua variação Ballet Clássica. Os juízes podem usar os seus poderes para convidar dançarinos e conjuntos adicionais para as finais.
Na final, os juízes irão conceder um Grand Prix na categoria Senior e Grand Prix da Juventude para a categoria Junior e o Prêmio esperança é dado aos melhores concorrentes na categoria Pré-Competitiva. Prêmios são dados somente quando juízes consideram que o concorrente mereceu, contudo reserva-se o direito dos juizes de não atribuirem prêmios em um determinado ano.

New York International Ballet Competition





















Requisitos e idade
O Concurso New York International Ballet é aberto a bailarinos profissionais e não profissionais de todas as nacionalidades. Mulheres devem estar entre 17-23 anos de idade e os homens devem estar entre 18-24 anos de idade no momento da concorrência. Os candidatos são selecionados para competir com base em aplicativos escritos, vídeos e fotografias.
Todos os  bailarinos são inscritos com um determinado parceiro que também está concorrendo. Dançarinos selecionados irão competir exclusivamente com esse parceiro.

Julgamento e Prêmios
No início da competição, NY IBC treinadores ensinarão três pas de deux aos participantes. Cada bailarino deve também preparar dois solos profissionalmente coreografados, não mais do que dois minutos e meio. Eles podem ser de qualquer influência clássica ou contemporânea.
O NY IBC irá fazer seleções em três etapas, eliminando dançarinos até a terceira e última rodada da competição. Se o parceiro de uma dançarina ainda é elegível para competir, elas devem ficar e continuar a dançar com eles e vice-versa. Eliminados podem ficar para ver o resto da competição.
No final da competição, os homens e mulheres que tenham sido os "thebest" de acordo com os juízes ganharão um dos cinco prêmios: A Gussie e Samuel Arbuse Medalha de Ouro, Medalha de Prata, Medalha de Bronze, ou Lefkowitz Award. Dois prêmios especiais também dado a critério dos juízes: O Prêmio Youskevitch Igor (um contrato de um ano com a American Ballet Theatre) e o Prêmio Arpino (um contrato de um ano com o Joffrey Ballet).
As decisões dos juízes são finais e não podem ser contestadas.

Varna International Ballet Competition




















Requisitos e Idade
O Concurso Internacional de Ballet de Varna (mais conhecida frequentemente simplesmente como "Varna", a cidade-sede na Bulgária) é aberto a bailarinos de todas as nacionalidades e sexos, com idades entre 15-26, no momento da competição. Dançarinos 15-19 anos estão na Divisão Junior; dançarinos idade 19-26 na divisão Sênior. Dançarinos podem competir como um casal ou solo. Casais podem ser de diferentes faixas etárias.

Julgamento e Prêmios
A competição é realizada em três rodadas.
A primeira rodada é composta de apenas coreografia clássica. Competidores selecionados para passar para o segundo turno irão realizar tanto coreografia clássica e contemporânea, e aqueles que se deslocam para a terceira e última rodada irá novamente realizar as duas peças clássicas e contemporâneas.
Juízes marcam em uma escala de 25,00 pontos. Concorrentes com a maior pontuação na primeira fase irão passar para a segunda rodada, mas deve ter uma pontuação superior a 18,00 pontos. Concorrentes com as maiores pontuações no segundo turno passam para a última rodada, mas deve ter uma pontuação superior a 19,00 pontos. Os casais devem realizar pas de deux completos para a parte clássica, contendo um adagio, variações e coda. As versões convencionais de coreografia clássica deve ser apresentado em todas as rodadas.
Após a terceira rodada, os prêmios serão concedidos a critério dos juízes. Estes prémios incluem o título da competição Internacional de Ballet de Varna Laureate, a Varna Grande Prix, e primeiro, segundo e terceiro prêmio cada um em mulheres, homens, meninas e meninos categorias, respectivamente. Prêmios adicionais podem ser apresentados com base na coreografia e / ou em outros resultados notáveis.

Prix ​​de Lausanne





















Requisitos e Idade
Realizado anualmente na Suíça, o Prix de Lausanne é aberto a todos os bailarinos não-profissionais com idade 15-18. Dançarinos podem enviar com um DVD contendo audição 15-20 minutos de barre e centro de trabalho em um ambiente de estúdio. Dançarinos, geralmente 110-130 pontos no total, são selecionados para competir com base no seu filme.

Julgamento e Prêmios
Para passar à segunda fase de seleção, os bailarinos escolhidos devem realizar aulas de balé e moderno no palco. Dançarinos, em seguida, avançar para uma rodada final que inclui tanto a variação clássica e contemporânea e uma variação livre de sua escolha.
Durante toda a competição, os participantes são julgados por um júri com base no potencial global, uma avaliação do seu talento, aptidão física, coragem e individualidade, a musicalidade, a dinâmica de movimento e facilidade técnica e coordenação globais.
Ao final da rodada final, até seis bailarinos são selecionados como vencedores do Prix de Lausanne e dado o Prix de Lausanne Scholarship, Prix de Lausanne Aprendiz Scholarship, o Prêmio de Dança Contemporânea e Melhor Prêmio Candidate suíço. Prêmios de consolação de dinheiro, diplomas, medalhas, e cursos de verão gratuitos são concedidos a todos os finalistas.

WBC - Concurso Mundial de Ballet




















Requisitos e Idade
O WBC é realizada anualmente em Orlando, Florida, e está aberto a concorrentes de todos os níveis (introdutório para profissionais) com idade 10-22. Dancer (s) devem ser aplicadas através do envio de um teste de vídeo antes da aceitação da WBC.
Após a aceitação, os dançarinos estão divididos em quatro categorias de idade: Introdutório (10-11 anos), Preparatório (12-13 anos), Pré-Profissional (14-17 anos) e Professional (18-22 anos). Além disso, Pas de Deux e conjuntos são separados em suas próprias categorias.

Julgamento e Prêmios
O julgamento é baseado no mérito técnico e artístico (pontuadas separadamente), com a pontuação máxima e mínima caiu e os cinco restantes em média para uma pontuação final. Introdutório, Pas de Deux, e os concorrentes Ensemble estão sujeitos a uma única rodada de eliminação, em que os maiores concorrentes de pontuação mover-se para as finais. Concorrentes preparatórias têm duas eliminatórias, enquanto os concorrentes pré-profissionais e profissionais passam por três.
Após a rodada final, os prêmios são concedidos em todas as categorias do concurso para os dançarinos, com as maiores pontuações. Além disso, um prêmio de coreografia é dada ao coreógrafo que apresentou a melhor peça original e contemporânea, como julgado pelo júri.


Comentários