Menutopo

últimos posts

16/10/2013

A história da dança folclórica italiana Tarantella

A Tarantella é uma forma de dança animada que se originou na Itália. Há muitas danças folclóricas italianas, mas a Tarantella é um ícone instantaneamente reconhecido como uma imagem da cultura italiana. Além dos movimentos distintos e acompanhamento musical, a dança tarantella tem uma história colorida de origem.




















Origem

A Tarantella é uma dança folclórica animada feita para um distinto estilo musical otimista. Originalmente do sul da Itália, os diferentes tipos de Tarantelle são encontrados em muitas cidades do continente da Itália e da ilha da Sicília. Acredita-se que a tarantella tenha começado no século 15.

Onde e como
Dançado em casamentos e outras celebrações, a Tarantella é uma dança rápida, enérgica e festiva. Hoje, comunidades italianas em muitos países dançam Tarantelle em eventos sociais. Aqueles que se dedicam a preservar a tradição da dança organizam grupos para realizá-la em festivais e celebrações culturais.

O nome
O nome "Tarantella" deriva da cidade de Taranto, na Itália, onde se acredita que a dança tenha sua origem. O nome da aranha tarântula vem da cidade de Taranto, assim como a coreografia. O nome da dança é baseada em uma antiga crença popular sobre o efeito de uma picada de aranha venenosa. Acreditava-se que quando alguém fosse mordido pela tarântula, a única cura seria dançar para o veneno sair do sistema sanguíneo. Por esta razão, muitos consideram a Tarantella uma cura ou uma dança medicinal. Estudiosos de dança oferecem várias interpretações sobre as origens e significados da Tarantella. Alguns coreógrafos continuam a investigar as origens e usos da Tarantella, e integrá-la em performances contemporâneas.

Dança de casais
Casais muitas vezes dançam a Tarantella. As duas pessoas que executam uma Tarantella não precisam ser um homem e mulher, pois muitas mulheres dançam a Tarantella juntas. No passado, essa dança também foi considerada uma "dança de cortejo" para homens e mulheres, mas, como uma forma de dança social, pode ser dançada entre a família e os amigos.

Balé clássico
O balé Napoli pelo coreógrafo dinamarquês August Bournonville está situado na cidade de Napoli (Nápoles), na Itália. Bournonville coreografou uma Tarantella para trabalhar ao lado do balé clássico. Sua versão dentro do balé é considerado uma versão fiel da coreografia original das Tarantelle. O famoso Lago dos Cisnes apresenta uma cena com princesas italianas que realizam uma Tarantella animada para o príncipe Siegfried. No século 20, o fundador do balé da cidade de Nova Iorque e coreógrafo George Balanchine criou também um balé chamado "Tarantella", que derivava e utilizava passos folclóricos da Tarantella. Os trajes tradicionais italianos, adereços como pandeiros e sapatos de salto alto no lugar de sapatilhas de ponta, acrescentam aos elementos autênticos das Tarantelle dançadas em balés clássicos.


Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.