Passos de Ballet - Tudo sobre Fouettés

O fouetté é um dos passos da Série "Parece difícil e é muito difícil!"


Um dos sonhos de muitas bailarinas pelo mundo é girar os tão sonhados 32 fouttés com perfeição.
Ele vai exigir muito de você: postura, concentração, agilidade, técnica, tornozelos fortes e resistência.


Significado
fouetté: [ "chicoteado"]. Um turno em que o movimento da perna de trabalho faz com que o corpo rode. Geralmente, mas nem sempre é feito en dehors, que é a descrição que se segue. Quando ouvimos falar de “32 fouettés” no Lago dos Cisnes ou algum outro balé, isto é o que eles significam.

Cuidados a serem tomados ao fazer fouttés:

- Manter a altura da perna de trabalho durante o rond jambe (levando a perna devant para a la second)

- Afundar o plié no fondue

- Dinâmica da perna de trabalho lembrando que é como chicotear

- Puxar o retiré rapidamente, lembrando de trazer a ponta do seu pé onde estava seu calcanhar, subindo o passé com pressa.

- Não mexer o quadril. Precisa trabalhar só a perna.

- Marque a cabeça para girar a pirueta.

- Mantenha o joelho do passé en dehors.

- Preparação como de uma pirueta

- O braço irá te ajudar, mantenha as costas retas e abra o braço do mesmo lado da perna de trabalho junto com a perna e feche-o rapidamente, quando fechar a perna no passé. Mantenha uma primeira posição de braços amardos, limpos.

ANTES DE FAZER OS FOUTTES PRECISA TREINAR OS RETIRES E AS PIRUETAS EN DEHORS

Faça também exercícios para fortalecer os pés!

- Comece na meia ponta e faça quantos conseguir. Não vai conseguir fazer os 32, mas precisa começar.

História dos 32 fouettés
Os 32 fouettés foram introduzidos pela primeira vez na coda da Grande Pas do ballet Cinderella (coreografado por Lev Ivanov , Enrico Cecchetti e Marius Petipa ) por Pierina Legnani , primeira ballerina asoluta do Imperial Ballet de São Petersburgo.

O historiador Konstantin Skalkovsky , que era o crítico de dança para o St. Petersburg Diário, participou da estréia de Cinderela em 1893. Ele relatou que "... no último ato Legnani se superou positivamente. Quando Emma Bessone dançou a liderança no The Tulip Haarlem ela fez 14 fouettés. Em sua variação Legnani realizados 32 deles sem parar, e sem sair do lugar! O público aplaudiru a bailarina e obrigou-a a repetir essa variação também. na repetição, no entanto, ela fez 28 fouettés. Para contá-los tornou-se o passatempo favorito do público".

Legnani repetiu essa façanha novamente em muitas outras obras durante a sua carreira com o Ballet imperial (hoje Kirov / Mariinsky Ballet ), que durou de 1893 até 1901. Ela ensantou principalmente como Odile na coda do que hoje é conhecido como o Black Swan Pas de Deux de O Lago dos Cisnes (1895).
Hoje os 32 fouettés foram incorporados a coda de muitos dos famosos Grande Pas.



Comentários

  1. Eu tenho dificuldades em fazer fouette... se for pra fazer só ele, tudo bem, mas se eu tiver que juntar na pirouette, não sai... Parece que não consigo junta os movimentos de braços com o de pernas, ai desequilibro e tudo fica horrivel!! Como posso melhorar?

    ResponderExcluir
  2. adoro fazer fouettes! não consigo fazer 32 fouettes perfeitinhos, porém consigo chegar na casas dos 15 com muita garra hahahaha. comecei a treinar o fouette sozinha,foi bem dificil pois mesmo tendo aulas de ballet minha professora não focava muito em pirouettes,e nem em fouettes por conta da idade ( uns 8/9 anos ) mas agora com 12 anos, consegui ter uma técnica mais avançada, então consegui aperfeiçoar meu fouette em 1000% .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do MundoBailarinístico!
Seja bem-vindo sempre!
Curta nossa FanPage: www.facebook.com/MundoBailarinistico
Siga nosso instagram: @mundobailarinistico