26/03/2014
Ballet Chamas de Paris
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REPERTÓRIOS
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Chamas de Paris (original russo título Plamya Parizha ) é um
clássico de balé com música de musicólogo e compositor Boris Asafiev baseado em
canções da Revolução Francesa, e originalmente coreografado por Vasily Vainonen
, com design de Vladimir Dmitriev. A quatro actos balé é baseado em um livro
de Felix Gras . Autores do libreto foram Nicolai Volkov e Vladimir Dmitriev.
Foi estreada no Teatro Kirov de Leningrado em 7 de Novembro,
1932 , com Natalia Dudinskaya como Mireille de Poitiers, Vakhtang Chabukiani
como Jerome, Olga Jordânia como Jeanne, Nina Anisimova como Teresa, e Sergeyev
Konstantin como Mistral. Outras produções incluiu a uma estreou em 06 de julho
de 1933, no Teatro Bolshoi , em Moscou , com Aleksei Yermolaev (Jerome),
Abramova Anastasia (Jeanne), Kapustina Nadezhda (Teresa) e Marina Semenova
(Poitiers Mireille DE).
A produção original e coreografia foi reconstruído em 2008
por Alexei Ratmansky para o Ballet Bolshoi e está disponível em DVD com Ivan
Vasiliev e Natalia Osipov(Classiques Bel Air ).
História
As Chamas de Paris é um chamado ballet
"revolucionário", e tem como tema a Revolução Francesa , incluindo em
seu cenário do assalto das Tulherias pelos marselheses e sua marcha vitoriosa
em Paris. A trama é tirada do livro de Felix Gras Marceliers Les .
Embora a sua definição é do século XVIII, a França , é uma
perfeita ilustração de Leningrado ballet em 1920 e 1930, período em que houve
um esforço determinado a encontrar assuntos na história do mundo que refletia a
situação mais imediata na Rússia , e para mostrar que a Revolução de Outubro
foi parte de movimentos mais universais e eventos históricos.
Sinopse
O balé abre em uma floresta perto de Marselha , onde o
camponês e sua Gaspard crianças-Jeanne e Pierre-estão se reunindo bushwood.
quando uma contagem e seu partido de caça real chegar, os
camponeses se dispersam, mas Jeanne atrai a atenção do Conde, que tenta para
abraçá-la. Quando intervém o pai, ele é espancada por servo do Conde e levado
embora.
Mais tarde, na Praça do Marselha, Jeanne diz para as pessoas
o que aconteceu com seu pai, e indignação das pessoas sobre as injustiças da
aristocracia cresce. Eles invadir a prisão e libertar os prisioneiros do
Marquês de Beauregard.
Em seguida, o tribunal de Versalhes em toda a sua decadência
é retratado.
Depois de uma apresentação no teatro da corte, que é seguida
por um banquete exuberante, os oficiais do tribunal escrever uma petição formal
ao rei, solicitando a permissão para lidar com os revolucionários
indisciplinados .
Antoine O ator Mistral, descobrindo este documento secreto,
é morto pelo marquês, mas antes de morrer, ele consegue passar o documento para
Mireille de Poitiers, que escapa como o som do Marsilleise é ouvido das
janelas.
A cena então muda para uma praça em Paris , onde uma
rebelião eo ataque do palácio está preparado.
Mireille corre com o documento revelando a conspiração
contra a revolução, e sua bravura é aplaudido. No auge da cena, os oficiais do
Marquês chegar na praça,. Jeanne, reconhecendo o homem que insultou na
floresta, corre para cima e lhe dá um tapa no rosto
Em seguida, a multidão corre sobre os aristocratas. Ao som
de canções revolucionárias, a tempestade pessoas do palácio e pegou a escada do
hall de entrada. Jeanne ataca o Marquês, que é, então, morto por seu irmão, e
Therese Basco sacrifica sua vida para a Revolução .
Finalmente, de volta na praça em Paris , as pessoas celebram
sua vitória sobre os defensores do antigo regime.
Análise
Para compor a coreografia para este rico quatro actos
bailado, Vasily Vainonen inspirou-se em várias fontes diferentes, como fez o
compositor Boris Asafiev : As Chamas de Paris combina dança clássica e caráter,
música tribunal e canções populares, actuações a solo e em grupo cenas enormes.
A coreografia é mais clássico, mas para a parte de Teresa,
por exemplo, Vainonen escolheu Leningrado dançarina personagem, Nina Anisimova
:. ela dançava danças apenas de caráter, exibindo fortes, movimentos populares
expressivos que simbolizam a energia eo espírito da multidão
Então, em Por outro lado, as danças de Philippe, um dos
marselheses, e sua noiva são puramente clássica: os dois personagens dançar um
pas de deux que é feito na forma verdadeira de São Petersburgo, depois de
Petipa .
Na cena, no palácio do Louis XVI, temos uma grande
quantidade de mímica tradicional, e Maria Antonieta dança um minueto que é uma
bela peça de coreografia em si.
Como uma técnica ainda mais para colocar a dança clássica no
palco, Vainonen inventou os papéis do casal de atores, Mireille de Poitiers e
Antoine Mistral, que foram convidados pelo Rei para se apresentar no banquete.
Estes foram originalmente realizados por Natalia Dudinskaya e Sergeyev
Konstantin , e são projetados para pendentes bailarinos que pode mostrar o seu
virtuosismo no clássico pas de deux . Esses atores são, naturalmente, do lado
da multidão revolucionária, de modo que após o assalto ao palácio eles estão
unidos pelo grupo de danças que incluem variações, codas, ea participação de um
enorme corpo de baile composto de 24 e depois 32 dançarinos.