29/07/2014
Atividades para baby class
Postado em:
atividades ballet infantil,
Atividades para baby class,
aulas de baby class,
BABY CLASS,
BALLET INFANTIL,
ballet para crianças,
crianças no ballet
❤
Criatividade é a palavra quando o assunto é baby class! As crianças não querer ouvir a palavra "exercício", por isso eles devem estar inseridos num contexto divertido e lúdico, sem perder a essência: o ballet; a dança; a movimentação.
Segue uma pequena lista com algumas atividades. Algumas delas podem ser utilizadas no ballet infantil, mas neste caso, de maneira mais moderada, intercalada aos passos e à introdução da técnica.
ESTÁTUA
A tradicional brincadeira de estátua, mas neste caso a professora deve indicar as posições em que as crianças irão parar. Por exemplo "Agora todas de estátuas na primeira posição" ou "agora estátuas com a mão no pé", assim elas irão decorando alguns passos e fazendo alguns exercícios sem perceber. Normalmente uso posições de braços e pés; estátua num pé só, para equilíbrio; estátuas em grupo; estátuas na borboletinha, sapinho... enfim, sempre estimulando o que é aprendido em aula.
ESPELHO
Em duplas, uma de frente para outra, normalmente sentadas, uma deve imitar a outra e vice e versa, alternando a vez de quem imita. Isso faz com que elas aumentem a noção de igualdade, pois muitas vezes elas acreditam estar fazendo igual, mas não estão! Vou fazendo rodízio de duplas, para que todas as meninas se socializem, se que elas prefiram trabalhar com uma ou com outra.
ANIMAIS
Sugerir que as meninas façam movimentos de animais, enquanto a música toca. Então a professora sugere "agora todas são sapos" "agora todas são cobras" e as meninas buscam movimentos parecidos com os dos animais. Cada criança terá uma referência, principalmente em caso de animais exóticos.
PARTES DO CORPO
A cada momento a criança só pode dançar com determinada parte do corpo. É bom para que elas comecem a conseguir mexer uma parte do corpo de envolver a outra, o que será muito importante depois, quando crescerem.
HISTÓRIA COM CORES
A professora vai contando uma história e associando movimentos a cores. Então explica: Toda vez que falar "azul", por exemplo, as crianças devem fazer meia ponta, toda vez que falar "amarelo" as crianças saltam e assim por diante cada cor um movimento. A história pode ser de de princesa como: "A princesa de vestido ROSA, cabelo AMARELO, olho azul" e assim vai. Conforme for pondo cores elas irão se movimentando. Bom para memória.
SIGA O PRÓXIMO
Numa fila, elas irão seguindo os movimentos da primeira da fila. A primeira da fila vai sendo alternada, até que todas sejam as primeiras.
MOVIMENTOS ACUMULADOS
Em círculo, a primeira faz um movimento, a segunda pessoa tem que fazer o movimento da primeira e o dela; a próxima tem que fazer o movimento da primeira, da segunda e do dela. E assim por diante. Elas precisam memorizar todos os movimentos. Conforme forem se confundindo vão se sentando até que fique apenas uma.
Segue uma pequena lista com algumas atividades. Algumas delas podem ser utilizadas no ballet infantil, mas neste caso, de maneira mais moderada, intercalada aos passos e à introdução da técnica.
ESTÁTUA
A tradicional brincadeira de estátua, mas neste caso a professora deve indicar as posições em que as crianças irão parar. Por exemplo "Agora todas de estátuas na primeira posição" ou "agora estátuas com a mão no pé", assim elas irão decorando alguns passos e fazendo alguns exercícios sem perceber. Normalmente uso posições de braços e pés; estátua num pé só, para equilíbrio; estátuas em grupo; estátuas na borboletinha, sapinho... enfim, sempre estimulando o que é aprendido em aula.
ESPELHO
Em duplas, uma de frente para outra, normalmente sentadas, uma deve imitar a outra e vice e versa, alternando a vez de quem imita. Isso faz com que elas aumentem a noção de igualdade, pois muitas vezes elas acreditam estar fazendo igual, mas não estão! Vou fazendo rodízio de duplas, para que todas as meninas se socializem, se que elas prefiram trabalhar com uma ou com outra.
ANIMAIS
Sugerir que as meninas façam movimentos de animais, enquanto a música toca. Então a professora sugere "agora todas são sapos" "agora todas são cobras" e as meninas buscam movimentos parecidos com os dos animais. Cada criança terá uma referência, principalmente em caso de animais exóticos.
PARTES DO CORPO
A cada momento a criança só pode dançar com determinada parte do corpo. É bom para que elas comecem a conseguir mexer uma parte do corpo de envolver a outra, o que será muito importante depois, quando crescerem.
HISTÓRIA COM CORES
A professora vai contando uma história e associando movimentos a cores. Então explica: Toda vez que falar "azul", por exemplo, as crianças devem fazer meia ponta, toda vez que falar "amarelo" as crianças saltam e assim por diante cada cor um movimento. A história pode ser de de princesa como: "A princesa de vestido ROSA, cabelo AMARELO, olho azul" e assim vai. Conforme for pondo cores elas irão se movimentando. Bom para memória.
SIGA O PRÓXIMO
Numa fila, elas irão seguindo os movimentos da primeira da fila. A primeira da fila vai sendo alternada, até que todas sejam as primeiras.
MOVIMENTOS ACUMULADOS
Em círculo, a primeira faz um movimento, a segunda pessoa tem que fazer o movimento da primeira e o dela; a próxima tem que fazer o movimento da primeira, da segunda e do dela. E assim por diante. Elas precisam memorizar todos os movimentos. Conforme forem se confundindo vão se sentando até que fique apenas uma.