Como encontrar o ritmo da música?

Encontrar a batida da música é muitas vezes uma das tarefas mais difíceis enfrentadas pelos novos bailarinos. A capacidade de escolher a batida de uma música é importante para aprender a manter o tempo da música. Sincronismo na dança é uma habilidade crítica que uma bailarina de sucesso deve aprender através da prática. Muito importante também nos pas de deux, a bailarina e seu parceiro vai depender um do outro para atingir determinados movimentos, precisam manter o mesmo ponto na música.


Batidas e Ritmos
A batida é a unidade de tempo básica de uma música. Uma seqüência de batidas é referida como o ritmo, groove, ou, de uma canção. Na maioria das vezes, a música é caracterizada pela forte (sublinhado) e fraca (átona) batidas. A velocidade com que ocorrem estas batidas é conhecida como ritmo.

Encontrar o Beat
O primeiro passo para encontrar o ritmo da música é ouvir as batidas mais fortes. Talvez ajude você ouvir um grupo de quatro tempos, com a primeira batida parecendo um pouco “alto” ou “mais forte” do que os próximos três anos.

Agora tente bater palmas para o mais forte, bata mais alto, e pise com os pés para os próximos três, batendo mais fraco. Você deve estar batendo palmas uma vez e batendo o pé três vezes: esta é a batida.
A melhor maneira de se tornar bom em encontrar o ritmo é ouvir muita música. Com o tempo e a prática, logo você estará mantendo o tempo da música sem pensar, sendo automático.

FONTE: dicasdedanca