Menutopo

últimos posts

17/04/2015

Você trabalha ou só dá aulas?

Quem aí dá aulas de dança e já teve que responder essa pergunta equivocada? “Você trabalha ou só dá aulas?” – Dar aulas é um trabalho, digno e intenso, diga-se de passagem.

Muita gente tem essa mania de achar que dar aulas é um “bico” como se fala no linguajar popular, mas dar aulas significa sem professor e ser professor é uma profissão desde sempre!

Um professor de dança, além do trabalho realizado dentro das salas de aula, precisa fazer planos de aulas; definir músicas de acordo com essas aulas; preparar exercícios ou materiais teóricos para apoio; em algumas escolas existem avaliações e boletins por alunas; montagem de coreografias (decorando cada uma delas); auxílio na concepção e produção de espetáculos; preparação dos alunos para mostras e festivais (a maioria desses eventos exige do professor uma maior dedicação de horas, inclusive aos finais de semana). Isso quando não temos que improvisar figurinos; preparar aulas especiais para datas especiais...

E o trabalho em sala de aula não pode ser resumido em dar aulas. Existe a preocupação com cada aluno; a percepção das dificuldades e facilidades de cada um; a parte psicológica envolvida, o cansaço físico com os exercícios, o desgaste mental, pensando o tempo todo; a voz que vai sumindo porque falamos quase o tempo todo, tudo isso mantendo a disciplina, sendo espelho para tantas pessoas, servindo como inspiração e exemplo, respondendo tantas e tantas perguntas técnicas e essenciais, bem como interferindo diretamente no sonho de tantas pessoas.

Foram muitos anos e estudo, dedicação para chegar a dar aulas. Essa formação precisa ser valorizada. E nunca acaba! Você precisa estar se atualizando, aprimorando essas aulas sempre!
Temos hora para chegar, hora para sair, deveres, responsabilidades como em todos os “empregos normais”. Respondemos para as escolas, ou academias; para os alunos e para os pais de alunos.

Logo, “só dar aulas” é um trabalho, e tanto!!!!!!

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.