Menutopo

últimos posts

07/06/2015

Método Bertazzo

Ampliar a consciência, a autonomia e a estrutura do movimento. Com esse objetivo em mente, Ivaldo criou o Método Bertazzo de Reeducação do Movimento e, assim, encontrou uma forma mais eficaz de trabalhar o corpo e toda a sua movimentação.


Com criatividade, o Método Bertazzo transforma, continuamente, materiais simples do nosso dia a dia em instrumentos terapêuticos. Garrafas pet viram pesos; elásticos graduam a força muscular; tubos de PVC e bastões são utilizados para o posicionamento do corpo e a exploração do espaço; caixas-d´água procuram resgatar a progressão e as etapas do desenvolvimento motor, entre outras práticas. Essa abordagem lúdica, associada ao uso do ritmo, amplia o repertório motor do aluno e o conhecimento do próprio corpo.

Inúmeros profissionais de diferentes áreas de atuação, como esportistas, preparadores físicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores, profissionais da saúde e muitos outros, já estudaram as teorias e práticas do Método Bertazzo e hoje as incorporam em suas atividades cotidianas pessoais e profissionais.

Principais Objetivos do Método:

• Ampliar o conhecimento da fisiologia do movimento do corpo humano na ampla diversidade dos biótipos existentes, com conceitos teóricos e práticos especialmente desenvolvidos pela metodologia;
• Estabelecer elos entre postura e movimento, entre o posicionamento do corpo na sua estática e o deslocamento de suas estruturas ósseas e musculares no espaço, visando à experimentação do movimento e às suas sensações;
• Prevenir lesões, regulando a força e a elasticidade dos músculos;
• Estimular a concentração da criança e do adolescente para o aprendizado;
• Aperfeiçoar o desempenho expressivo e o esportivo.
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.