Mapeamento Nacional da Dança

Saiba tudo sobre o Mapeamento Nacional da Dança. Cadastre-se!


A proposta do MAPEAMENTO DA DANÇA NAS CAPITAIS BRASILEIRAS E NO DISTRITO FEDERAL surgiu no âmbito do Colegiado Setorial de Dança (CNPC/MINC), em 2010, como uma reinvindicação da área. O projeto foi apresentado pela UFBA e referendado pelo Colegiado como uma ação prioritária de diagnóstico da dança. Após quatro anos, a primeira etapa se tornou realidade através de assinatura de Termo de Cooperação Técnica (nº: 01530.001374/2014-21) entre a UFBA e a FUNARTE/MINC.

O Mapeamento é uma pesquisa de diagnóstico que identificará agentes da dança (indivíduos, grupos e instituições) que atuam nas áreas de formação e produção artística. Além de dados cadastrais serão coletados dados quali-quantitativos, via questionário de pesquisa auto-respondente e anônimo, o que viabilizará a construção de um panorama da dança que abrangerá aspectos da dimensão social, econômica e artística da área. A pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa PROCEDA (Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança), com coordenação geral da profa. Dra. Lúcia Matos (PPGDança – UFBA) e vice coordenação da profa. Dra. Gisele Nussbaumer (Pós-Cultura – UFBA).

A primeira etapa do Mapeamento inclui cinco regiões e oito capitais do país e está sendo realizada em parceria com as seguintes universidades: UNESPAR Campus Curitiba II, UNESP, UFRJ, UFPE, UFC, UFPA, UFG e UPE.Estão envolvidos 20 pesquisadores, um técnico e 33 alunos de graduação, oriundos de nove universidades. A constituição dessa rede nacional assegurará uma colaboração acadêmica e um olhar especializado sobre o conhecimento a ser gerado, com a atuação de pesquisadores experientes e outros em processo de formação, bem como possibilitará uma ação participativa, dada a inserção dos mesmos no campo de estudo a ser investigado.

Como resultados do MAPEAMENTO DA DANÇA NAS CAPITAIS BRASILEIRAS E NO DISTRITO FEDERAL serão gerados: um banco de dados com informações básicas dos informantes que permitirem a divulgação e uma publicação digital com um diagnóstico sobre a formação e a produção em dança nas capitais brasileiras, levando-se em consideração os multifacetados modos de organização, processos e configurações da dança no Brasil. Esses dados serão triangulados com as diretrizes e ações propostas no Plano Nacional da Dança (MINC/ CNPC, 2010).

Saiba Mais: http://www.mapeamentonacionaldadanca.com.br/

Comentários

FALE COM O MUNDO BAILARINÍSTICO

Nome

E-mail *

Mensagem *