Menutopo

últimos posts

28/09/2015

Desenvolvimento Cognitivo Infantil - por Elidiane Serafim

Para entendermos um pouco sobre Desenvolvimento Cognitivo é preciso saber o que significa Cognição. Segundo Simonetti (2012), “cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo”. Essas habilidades abrange pensamento, abstração, raciocínio, memória, linguagem, criatividade, atenção, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções.

Os processos cognitivos são desenvolvidos desde a infância até o envelhecimento. O desenvolvimento está relacionado à aprendizagem não podendo ocorrer um sem o outro, esse processo acontece em contínuo crescimento: Desenvolvimento - Adaptação - Aprendizagem.

Definindo então Desenvolvimento Cognitivo, Simonetti (2012), afirma ser “um processo pelo qual os indivíduos adquirem conhecimento sobre o mundo ao longo da vida”. Nesse caso nos desenvolvemos cognitivamente todos os dias e somos sujeitos a nós adaptarmos ao meio onde estamos.
Os estágios do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget:

Estágio Sensório-moto
Estágio Pré-operacional
Estágio Operacional concreto
Estágio Operacional formal

Como estou focando a turma de baby class o estágio referente a essa faixa etária é o Estágio Pré-operacional que abrange criança entre 2 a 6 anos. É também conhecido como Estágio da Representação significando a capacidade de pensar um objeto através de outro objeto, exemplo: Reconhecimento no espelho - Reflexo = representação da imagem pessoal. Também faz parte desse estágio o levar o mundo ao pé da letra, o pensamento simbólico, o egocentrismo e o realismo.

A importância para o professor de baby class conhecer e entender sobre desenvolvimento cognitivo.

Acredito ser fundamental e precisamente útil entender como uma criança entre 2 a 6 anos pensa (idade do baby class), compreender suas ações e seu mundo de sonhos, inocência, imaginações, descobertas e aprendizado fará com que o professor trabalhe e haja focado nessa realidade.

É preciso entender que não se pode trabalhar com baby class da mesma forma que se trabalha com o balé infantil mais avançado e tão pouco como o balé adulto. Imagine você dando aula para uma criança de 3 anos de idade que pensa ser uma princesa (porque assim os pais ensinaram ou ela pensa ser porque assistiu um desenho e quer ser como a personagem), e você como professor simplesmente mandando ela girar, saltar, fazer plié, essa criança pode ate realizar inicialmente, mas haverá um momento que ela irá cansar. Agora pense nesses exercícios sendo aplicado pensando na realidade em que essa criança vive e em seu desenvolvimento cognitivo, certamente essa aula terá outro contexto.

Exemplo: Ao ensinar um giro, salto e pliè, o professor poderá criar uma história onde a princesa está perdida ou presa por uma bruxa e para quebrar a feitiçaria ela deverá dar dois giros e dois saltos dentro do circulo e ao quebrar o feitiço ela sairá do circulo fazendo corridinha e ao chegar ao ponto determinado pelo professor que pode ser marcado com E.V.A de coração ela fará um plié.
Assim trabalharemos os exercícios que queremos de forma lúdica fazendo com que a criança associe as atividades do balé com o seu mundo. Não se preocupe, pois no tempo certo ela desenvolverá o balé de forma mais técnica como deve ser; agora se preocupe em fazer a criança se contextualizar com essa realidade, aprendendo as terminologias sem pressões assim como, os exercícios de base.

Obs: Conteúdo da Apostila Baby Class Módulo 1 e 2, a venda na loja do blog da Serafim Ballet.




REFERÊNCIAS

HAESER, Anaí. Estágios do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget. Slideshare. Disponível em: < http://pt.slideshare.net/anaihaeser/estgios-do-desenvolvimento-cognitivo-segundo-jean-piaget>. Acesso em: 23 de abril de 2015.

SIMONETTI, Luciane. O que é desenvolvimento cognitivo?. Blog Ciência do Cérebro.Disponível em: < https://cienciadocerebro.wordpress.com/2012/09/05/o-que-e-desenvolvimento-cognitivo/>. Acesso em: 23 de abril de 2015.

Elidiane Serafim é professora de balé infantil e criadora do blog e da marca Serafim Ballet, onde trabalha com cursos de capacitação para professores de balé infantil e na venda de matérias para os mesmos. 

Conheça mais do meu trabalho ou fale comigo em:

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.