Menutopo

últimos posts

25/11/2015

Entrevista Exclusiva - Monica Maia Método Ballet Adulto ® Brasil



Bailarina, responsável pelo Método Ballet Adulto ® Brasil a Monica Maia cedeu um tempinho em sua agenda, com o maior carinho para falar com o Mundo Bailarinístico! 



 Conte-nos um pouco sobre suas lembranças no começo de sua vida bailarinística. Em algum momento pensou em desistir? Em qual momento resolveu levar isso para sua vida?
Eu comecei o ballet com 3 anos de idade porque minha mãe dizia que eu vivia dançando com qualquer barulho de furadeira, música e batuque na mesa.
Lembro do uniforme vermelho, da redinha no cabelo inteiro...
De onde me lembro, sempre tive certeza de viver da dança e pela dança.
Claro que já pensei em desistir muitas vezes, mas eram rompantes e passavam logo. É natural que em algum momento de cansaço ou até pequenas frustrações nos façam pensar que não vai dar certo ou que não temos talento ou até velhos demais pra carreira na dança. Esses momentos são perfeitos para validar nossa missão naquilo que escolhemos para viver enquanto profissão e hobbie também.
Resolvi aos 14 anos que queria ser professora de ballet e jazz.. Engraçado que apesar de todos meus professores dizerem que eu tinha talento pra dançar fora em cias Modernas, minha paixão sempre foi a docência e desde cedo me dedico a isso. Tive a oportunidade de dançar em uma cia de dança moderna aos 19 anos em NY, mas lá ao mesmo tempo que aprendi a viver o dia a dia de uma cia profissional, ficava o tempo todo observando os coreógrafos, preparadores físicos, diretores e produtores para entender e aprender como repassar todo o meu conhecimento para meus futuros alunos ou bailarinos algum dia.

❤ Você idealizou o Programa método Ballet Adulto. Como surgiu esta ideia? 
A ideia do MBA surgiu da necessidade que eu tive juntamente com colegas de profissão da mesma época, de ter um material consistente que me ajudasse a entender seu aluno e o que ele busca na dança, passando pela preparação mental do professor até a adaptação da técnica clássica para que o adulto não entrasse no ballet esperando aprender como no baby class e também que não achasse difícil demais como uma cia profissional ou turmas de avançado. Eu tinha uma Metodo próprio, como muita gente tem e isso é fantástico! Mas depois de fazer diversas formações em Coaching, além da minha formação em Pedagogia, eu estruturei uma metodologia capaz de fazer o profissional pensar no eu, pra só depois replicar o conhecimento com segurança, estrutura e resultados no dia a dia das suas aulas.

❤ O que acha que pode ser visto como vantagem ou desvantagem para o ballet adulto?
Tudo depende muito do que o adulto está buscando. Digo durante todo o Programa, que saber o que seu aluno está buscando todos os dias, é fundamental para que o professor entenda como poderá trabalhar gerando mais resultado e valor em suas aulas. Vejo como vantagem, inúmeras claro! Rsrsrs mas milhares de pessoas não puderam realizar o sonho de ser bailarino, de fazer ballet.. E possibilitar isso com qualidade e sendo a ponte da realização disso já é por si só uma grande vantagem! Além dos benefícios físicos e emocionais que a dança é capaz de proporcionar independente da idade.
Difícil ver desvantagens... Mas penso que justamente por cada pessoa ter um tempo diferente do outro, às vezes as expectativas de que irão por exemplo, emagrecer mais ou não precisarem de outra atividade física complementar pra isso, ou que vão aprender tudo muito rápido porque o Método vai possibilitar isso, pode gerar uma certa frustração se não for bem trabalhado desde a entrada do aluno nas aulas.
É preciso entender que tudo na vida requer esforço e dedicação, que as dificuldades estão em todo lugar e depositar todas as expectativas na dança em qualquer situação, pode ser frustrante.


 O que diria para pessoas adultas que gostaria de dançar, mas tem vergonha?
Eu diria: faça! O que hoje é vergonha, é não ter a coragem de fazer o que deseja.
O que essa pessoa adulta hoje perde fazendo ballet? E o que ela ganha? Costumo questionar as pessoas que vão até a minha escola sondando sobre o ballet adulto... Dizem que estão muito velhas mas que sempre tiveram vontade... Que estão na dúvida... Dai entro com perguntas poderosas... 99,9% deles ficam e fazem matrícula.

 Ao seu ver, qual a importância de um método de ensino para o aprendizado?
Método trás resultados efetivos e contínuos... Sem metodologia, sem organização e estrutura as coisas se perdem, não geram valor e o que costumo dizer é que é como subir a escada rolante que desce. Você insiste em replicar algo que não gera resultado é ainda assim permanece lá. Não vai sair de lá.

❤ O que cada aluno deixa em você?
Amor, aprendizado, emoção... Todos os dias! Não tem um dia que eu não tenha algo dos meus alunos em mim.

 O que é mais difícil em ser empresária no mundo da dança?
Falta de benefícios do governo, impostos altos demais pra prestar serviços na arte, falta de conscientização sobre o real valor que geramos na vida das pessoas com a dança. As pessoas são mais felizes quando saem da aula de dança, mas muitas vezes não percebem o que está por trás disso para chegar na felicidade dela. Quem está por trás? Quem estudou e se dedicou? Quem se preparou e como pra aquela pessoa sair tão satisfeita de uma aula de dança?

❤ Pra você dançar é:
Estar viva e respirando...


Reverence pra vocês! ;)
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.