Menutopo

últimos posts

29/12/2015

Retrospectiva Bailarinística 2015

Olá! Resolvi fazer uma retrospectiva bailarinística com alguns dos principais fatos que aconteceram e marcaram o Mundo Bailarinístico no ano de 2015!

Grupo Corpo completa 40 anos
A companhia mineira, com essência bem brasileira, completa 40 anos de história.

Os 75 anos do American Ballet Theatre
O American Ballet Theatre, companhia nacional dos Estados Unidos, foi fundado em 1940, completando então 75 anos em 2015.
Foto comemorativa
Sylvie Guillem anuncia aposentadoria
Para terminar seus 39 anos de carreira, tanto na Ópera de Paris, quanto no Royal Ballet, Guillem fez uma turnê de março a dezembro de 2015. Nesses dez meses despedindo-se dos palcos.


5 representantes brasileiros no 43ª edição do Prix de Lausanne
Victor Gonçalves Caixeta, Marcos Vinícius Souza Silva, Paula Rosa Santana, Marcelo Ferreira e Tallison Costa.
Tallison Costa

Andrea Thomioka assume curadoria de dança do Centro Cultural São Paulo
A bailarina Andrea Thomioka é a nova curadora de dança do Centro Cultural São Paulo e prepara uma programações especiais.

 25 brasileiros no YAPG 2015
Grupo seleto de 25 adolescentes que representaram o Brasil no Youth America Grand Prix, um dos maiores concursos de dança do mundo e que reúne bailarinos de todos os continentes em Nova York.

Março de 2015 marcou os 15 anos da Escola Bolshoi no Brasil
Em 15 anos, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil formou 227 bailarinos. Segundo diretoria, índice de empregabilidade é de 75% entre formados. Escola catarinense é o único braço da companhia fora da Rússia.
Apresentação Escola Bolshoi Brasil
"O fim" do Ballet Jovem Palácio das Artes
O anúncio foi feito em março, através da fanpage do Facebook da companhia. A razão apresentada para o encerramento das atividades foi a falta de captação de recursos, já que o Ballet Jovem era mantido por projetos financiados através de incentivo de cultura.

A retomada do Ballet Jovem Palácio das Artes
Após encerramento das atividades do Ballet Jovem do Palácio das Artes, em março,, por falta de verbas, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) anunciou continuidade da formação de bailarinos a partir de junho.

Bailarina Maya Plisetskaya morre aos 89 anos em maio
A artista era conhecida como "a rainha do ar" e conquistou um de seus primeiros êxitos com a representação, em 1947, de "O lago dos cisnes".
Maya Plisetskaya
Tutu usado no clipe de "Shake It Off" hit de Taylor Swift foi sorteado

Os tutus usados no clipe, na verdade pertencem a uma companhia de dança, a Ballet West. Eles são originalmente de sua montagem de O Lago dos Cisnes e oito deles foram alugados para a gravação do videoclipe. Um deles foi sorteado em maio.

33ª edição do Encontro Nacional de Dança (ENDA)
Aconteceu em São Paulo, no Teatro Sergio Cardoso, o tradicional evento, realizado pelo  Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo (SINDDANÇA), sob curadoria de Maria Pia Finócchi. A grande Gala, com os melhores grupos aconteceu em Setembro.
Foto: Renato Ratsushi/Divulgação
Ballet Bolshoi faz turnê no Brasil
Após 16 anos, a companhia se apresentou no Rio de Janeiro e em São Paulo, com ingressos esgotados. No repertório os espetáculos Giselle e Spartacus.
Balé Bolshoi - Spartacus


Misty Copeland se torna primeira-bailarina do American Ballet Theater

Aos 32 anos de idade, no dia 30 de junho deste ano a Misty foi nomeada a primeira afro-americana a se tornar primeira bailarina nos 75 anos do ABT.
Misty Copeland - O Lago dos Cisnes
Thiago Soares comemora 15 anos de carreira com turnê especial pelo Brasil
Aos 34 anos, o Primeiro bailarino do Royal Ballet, Londres (desde 2002), Thiago montou um espetáculo para chamar de seu e apresentou em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

Foto de Divulgação - Paixão
33º Festival de Dança de Joinville 
A noite de abertura foi com apresentação da Escola Bolshoi. Foram 11 dias de apresentação.
O que mais marcou o Festival, foi o que aconteceu com o Grupo Especial da Escola de Bailado de Ourinhos que foi desclassificado por exceder o tempo na mostra competitiva mesmo obtendo a maior nota da noite, mas acabou sendo convidado a subir no palco na Noite dos Campeões como convidado especial. Uma ação interessante dos jurados e da curadoria do festival depois da repercussão da desclassificação do grupo que obteve a maior nota da respectiva noite e foram ovacionados de pé pela platéia.
A bailarina Isabella Rodrigues,do grupo Raça ganhou prêmio de melhor bailarina do festival e melhor bailarino foi o Ricardo Pereira, do Espaço Artístico Nicole Vanoni.
Isabela Rodrigues recebe prêmio de Melhor Bailarina do 33º Festival de Dança de Joinville
Concurso Bailarina do Faustão
O consurso foi mal visto pelos bailarinos, pois as candidatas selecionadas para fases finais não eram todas bailarinas, muito pelo contrário, tiveram apresentações dignas de vervolha alheia. O termo "bailarina" não coube às participantes. Uma pena...

Bailarina brasileira sofre acidente no Canadá
Lucila Munaretto, 21 anos, é formada pela Escola Bolshoi e foi atropelada em Vancouver no mês de agosto e ficou 42 dias internada.Houve uma mobilização e uma campanha que começaram para permitir que a mãe de Lucila, Alicia, pudesse viajar para o Canadá. Lucila teve alta em setembro.

Lucila Munaretto
Animador da Disney cria animação de uma bailarina
Glen Keane, o famoso animador da Disney responsável pela criação de personagens clássicos, como Pocahontas, Ariel, Aladdin e Tarzan, criou o curta-metragem “Nephtali”. A animação mostra a viagem da alma de uma bailarina, que é atraída por uma força maior, luta contra e finalmente consegue a liberdade.

Educação aprova dança e teatro como disciplinas obrigatórias do ensino básico
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece como disciplinas obrigatórias da educação básica as artes visuais, a dança, a música e o teatro.

#WorldBalletDay - Dia Mundial de Ballet sem parar no YouTube
1 de outubro. O palco do Royal Opera House festejou dia mundial do ballet no YouTube. Foram 24 horas de bailado sem intervalosAlém da companhia Royal Ballet juntam-se neste evento o Australian Ballet, o Bolshoi Ballet, o Ballet Nacional do Canadá e o San Francisco Ballet.

Fortaleza recebe apresentação da Companhia Russa de Balé
Espetáculo 'Stars of the Russian Ballet' teve única apresentação na cidade.

No palco, grupo apresentou melhores momentos de clássicos.

Projeto de lei prevê aposentadoria especial aos profissionais da dança
Está em trâmite na Câmara dos Deputados um projeto de lei que dá aposentadoria especial aos profissionais que exerçam atividades que prejudiquem a saúde ou a integridade física

Dançarino Bob Lester morre aos 102 anos no Rio de Janeiro
Bob Lester sofria uma anemia profunda. Ele ficou famoso pelo sapateado nas décadas de 1930 e 1940.

Temporada de Sucesso O sonho de Dom Quixote São Paulo Companhia de Dança

Falecimento Norma Masella
Em dezembro o mundo da dança perdeu Norma Masella, ex-primeira bailarina e ex-diretora da Escola Municipal de Bailados, de São Paulo.

Lívia Lopes, a pequena bailarina chegou a final da primeira edição do Master Chef Jr Br
Finalista do Masterchef Junior além de arrasar na cozinha, é bailarina!
Golden Stars - Evento celebra Dia do Profissional da Dança em São Paulo
Fechando o  o ano do cenário da dança com chave de ouro, o Theatro Municipal de São Paulo recebeu os melhores bailarinos e bailarinas para o Golden Stars, em comemoração ao Dia do Profissional da Dança.

Guia Folha anuncia melhor espetáculo de dança de 2015
Na categoria dança, o júri especializado elegeu como melhor espetáculo do ano a mais nova criação de Rodrigo Pederneiras para o Grupo Corpo, Dança Sinfônica. Criada especialmente em comemoração aos 40 anos da companhia.

Referências: 
SindDança
Agenda de Dança
Camilla Gusi e-DANCE
Folha de SP
Globo.com
Catraca Livre
Festival de Joinville


Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.