"A iniciação do uso da sapatilha de Ponta"

Nessa semana que passou se espalhou na Internet e nas Redes Sociais Bailarinísticas o texto postado pelo Wagner Alvarenga sobre a sapatilha de ponta e seu início. Eu achei muito legal e importante que ficasse documentado aqui, para que esse texto tão pertinente não se perdesse com o tempo, aproveitando que muita gente me pergunta sobre isso por aqui.


Informação importante aos pais e bailarinos de 1ª viagem...
"A iniciação do uso da sapatilha de Ponta"

É natural que os pais fiquem ansiosos para verem suas filhas nas pontas dos pés, com aquele lindo tutu brilhante como uma princesa em um conto de fadas, mas é preciso lembrar de que existem muitos aspectos importantes para que este dia tão esperado aconteça, e que a jornada é longa para a realização desse sonho tão lindo de toda bailarina...

1º NUNCA se deve subir nas sapatilhas de ponta, antes dos 9 anos, o aconselhável é após os 10 anos e o aluno deve ter no mínimo três anos de pratica da técnica Clássica. Assim, o aluno estará com os seus ossos fortificados, tendões, ligamentos e músculos para a execução das pontas, pois sua anatomia não esta pronta para suportar o peso do corpo sobre as pontas dos pés .

2º A ESTRUTURA DO TORNOZELO e do pé é um fator importantíssimo, os pés precisam ter flexibilidade suficiente e os tornozelo necessitam de muita força muscular, caso contrário, não conseguirão colocar o tornozelo em uma linha reta com o joelho e os dedos do pé na ponta.

3º O FÍSICO é outro fator importante, os músculos abdominais e traseiros devem estar fortes, criando um alinhamento para a execução correta dos exercícios em aula. Caso o aluno esteja acima do seu peso, não deve ser incentivado a utilizar as pontas, pois pode danificar os pés pela sobrecarga, gerando lesões serias no futuro.

4º RISCOS A SAÚDE: O fato é; que se o aluno não estiver devidamente preparado, a sapatilha de ponta proporcionará grandes riscos para o seu corpo. Quando iniciado cedo demais e sem preparo físico adequado, força, a estrutura óssea muscular, os tendões e ligamentos, ocasionarão problemas ortopédicos graves, deixando os ligamentos frouxos, criando hérnias nos ligamentos das articulações ósseas.
Tudo isso poderá acarretar problemas na coluna pela péssima postura, sobrecarga nos tendões do tornozelo, lesões no joelho, joanetes, deformação do pé, tendinite, lordose e dentre outros fatores.


5º A DECISÃO deverá ser feita por um professor conhecedor da técnica Clássica, é importante que os alunos e os pais compreendam que iniciar-se na ponta sem um preparo físico adequado, gera grandes riscos e vícios que levam anos para serem corrigidos, em alguns casos mais graves o sonho pode se tornar um pesadelo, fazendo com que a bailarina nunca mais possa subir nas pontas novamente.

3 comentários:

  1. Olá,espero que você me dê uma dica, ou até mesmo uma resposta concreta(estou com essa dúvida constantemente).
    Meu nome é Nathália, prazer, acompanho seu trabalho pelo instagram,e,gosto muito👏.
    Li essa matéria e decidir deixar um comentário.
    Até o ano passado fazia ballet e gostava bastante, sendo que estou sentindo muita falta(espero que ainda nesse ano eu consiga voltar), fazia de manhã que onde eu faço é só para pessoas mais novas que ainda estudam na parte da tarde, esperava eu que nesse ano começasse a estudar de manhã para trocar de horário do ballet, porém minha escola colocou a série que eu estou de tarde novamente 😓 então não teria nem a oportunidade de ir para a turma avançada de ballet (que é a turma que usam a tão sonhada sapatilha de ponta), isso me desanimou bastante! Mas sinto realmente muita falta da dança, e até mesmo das dores rsrsrs.
    Minha mãe então está pensando em comprar a sapatilha de ponta para que eu use em casa mesmo. Ou seja treinar e subir pela primeira vez sem as dicas de um professor ao vivo.
    Se isso acontecesse tentaria ao máximo vê o máximo de vídeos e lê aulas e dicas somente pela internet (como aulas à longa distância).
    Você como professora, e profissional acha que isso pode ser um boa idéia?
    E eu não tenho certeza se meu corpo está preparado para a ponta, tenho medo de prejudicar minha saúde apenas por uma vontade que as bailarinas meia-ponta têm também.
    Um beijo, continuem fazendo seu trabalho, gosto bastante!!
    Um grande abraço, Deus possa abençoar sua vida 😘🙏
    Obs: me perdoe por erros do portugues, ou por qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  2. Nathália,
    bom dia! Em hipótese alguma você deve iniciar os trabalhos de ponta sem orientação e acompanhamento de um professor!!!
    Procure uma escola e tenha paciência para que um dia consiga realizar esse seu sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por responder 😌
      Otimo blog !

      Excluir

Obrigada por fazer parte do MundoBailarinístico!
Seja bem-vindo sempre!
Curta nossa FanPage: www.facebook.com/MundoBailarinistico
Siga nosso instagram: @mundobailarinistico