Menutopo

últimos posts

26/02/2018

Dicas para professores de Ballet Infantil

O que não pode nos faltar é respeito, carinho e criatividade com as crianças. Toda dica é válida para aprimorar nosso trabalho. Sempre!


Ao lidar com as crianças:

 Mantenha sempre o semblante calmo e responda sorrindo quando solicitada.

 Ao ensinar e demonstrar o que quer, seja firme, concentrada e imponha respeito.

 Para fazer correções, abaixe-se. Sempre fique de joelhos ou abaixada de forma que sua altura se assemelhe à da criança, para criar proximidade e empatia.

 Se for precisar tocar no corpo da criança para fazer correções, antes de tudo, peça licença e somente depois toque a criança.

 Quando precisar corrigir de modo mais severo, mantenha o semblante ‘frio’ e se preciso eleve a voz mas não chegue a gritar, jamais! se necessário, dê um ‘castigo’ pedindo à criança para ficar sentada durante a execução de um movimento e depois chame ela de volta de modo carinhoso, passando a mão na sua cabeça. O modo mais afetuoso entre professora e aluna é passar a mão na cabeça, isso demonstra proteção e proximidade.

Sua Postura:

♥ A partir do momento que você está na sala de aula, esteja atenta a sua postura. Deve sempre transmitir elegância e confiança. Isso inclui roupas limpas e criativas, cabelos presos ou soltos, mas sempre bem cuidados e com acessórios criativos. Você será um espelho da aluna, será copiada e admirada, por isso deve sempre manter um bom exemplo. Escolha um perfume que goste e esteja sempre com ele; se gostar de maquiagem, um brilhinho não fará mal e traz um aspecto saudável e não demonstra o cansaço durante a aula.

 Em aulas para turma infantil, a expressão que você deve demonstrar quando dança é de serenidade e por vezes, ‘meninice’, algo com sorriso e leveza. Expressões mais sérias ou ‘sedutoras’ devem ser restrita a turma adulta. Com crianças, deve-se ter todo o cuidado necessário para não estimular a sensualidade precoce. Esse mesmo cuidado deve ser observado nas posições e passos de dança, estes devem sempre ressaltar a criança, a alegria, a brincadeira. A aula é, antes de tudo, lúdica.

♥ Crianças se apegam com facilidade, portanto sua postura deve ser mantida dentro e fora da sala de aula. Ao encontrar as alunas fora do ambiente da Academia, estas devem ser tratadas com o mesmo carinho, ao menos um ‘oi’ sorridente, um afago na cabeça. Elas irão reparar na sua roupa, no seu namorado, no seu humor. Prepare-se. E Acostume-se.

Em Aula:

 Deve ser ensinado somente o básico da dança. As crianças ainda não estão no pleno desenvolvimento motor e nem mental, por isso é normal algumas dificuldades para executar os movimentos com exatidão ou recordar as sequências. Neste caso a repetição é sempre importante, mas de forma que não fique cansativo.

 Os temas musicais devem ser sempre animados, melhores músicas cantadas, folclóricas e temas lentos e relaxantes quando você quiser impor um ritmo mais sereno nas aulas- relaxamento ou alongamento.

 Deve estar atenta sempre a postura da aluna, mantendo a coluna reta e um ‘eixo’ centrado em seu corpinho. No mais é o suficiente pela idade das mesmas. Os braços costumam ser ‘desgovernados’ e é natural, você deve apenas tentar ‘limpar’ ao máximo o movimento para que não fique muito caricato ou feio.

 As crianças costumam trazer seu universo para a professora. Ouça com atenção, ou ao menos dê um sorriso, elas irão contar assuntos fora do contexto da aula, fazer perguntas, falar sobre seu universo particular, ouça, sorria e se tiver tempo entre na conversa, mas sempre volte ao tema da aula.

 É interessante antes de passar um movimento ou sequencia, treinar o ouvido da aluna. Faça isso batendo palmas no ritmo da música, depois os pés e somente depois ensine o movimento. Isso ajuda elas a reconhecerem o ritmo e traz o lúdico, elas adoram bater palmas e pés.

 Lembre-se sempre que é uma grande brincadeira. Utiize o espaço da sala, explore com elas. Mude a direção da diagonal, faça aquecimentos em roda, de pé, em círculo sentadas, caminhe pela sala, deitem....deixe a criatividade e a brincadeira fluir, isso garante uma aula leve e alegre.

 Sempre alongue no final, é importante para prevenir cãibras e dores posteriores. Deixe sempre um intervalo a cada meia hora ou a seu tempo para que elas bebam água mas não em excesso crianças se desidratam com mais facilidade e o horário é muito quente, permita descansos temporários. Elas têm uma facilidade incrível em executar ondulações com a barriga, deixe que façam isso, mas nunca por muito tempo. Você percebe que está exagerando quando elas reclamam.

 Troque sempre a ordem e posição das alunas, todas querem ficar perto da professora, permita que isso aconteça administrando da melhor forma. Sempre dê um jeitinho de fazer um afago na cabeça, dar um sorriso, jogar um beijinho quando estiverem concentradas ou na fila da diagonal com todas isso traz confiança e empatia.

fonte: Instituto Bailados
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.