Menutopo

últimos posts

13/02/2017

A estrutura de um Grand Pas de Deux

O grand pas de deux é um estruturado pas de deux que normalmente tem cinco partes, que consiste em uma entrada (introdução), um adagio, duas variações (um solo para cada bailarino), e uma coda (conclusão). É eficazmente um conjunto de danças que compartilham um tema comum, muitas vezes simbólico de uma história de amor ou a parceria inerente no amor, com os dançarinos retratando expressões de sentimentos afetuosos e pensamentos entre parceiros românticos.



Entrée (“entrada”)
O grand pas de deux geralmente começa com uma entrada, que serve como um prelúdio curto e também indica o início do conjunto de dança. Durante a entrada, os dançarinos aparecem pela primeira vez no palco e, geralmente, com grande pompa, reconhecer uns aos outros e se posicionar perto um do outro, em preparação para o adagio subsequente. Dependendo da coreografia, a bailarina e danseur podem entrar na fase simultaneamente ou em momentos diferentes.

Adagio (“lentamente”)
A parte adagio em um grand pas de deux apresenta graciosa e elaborada parceria pelo par de danças. No adagio, a bailarina executa movimentos elegantes, muitas vezes lentos e sustentados enquanto o bailarino a suporta. O bailarino, por sua vez, se esforça para manter uma exposição de equilíbrio e força aparentemente sem esforço, fornecendo suporte para a bailarina. O bailarino pode apoiar a bailarina em uma variedade de maneiras comuns, incluindo levantando-a, mantendo e estabilizando-a durante voltas, e oferecendo um braço ou a mão para ela usar como um apoio, quando ela realiza proezas de equilíbrio que seriam difíceis ou impossível sem ajuda.

Variações
Após a conclusão do adagio, os bailarinos se separaram e cada dançarino, por sua vez, toma o centro do palco e executa uma variação (um solo). Em geral, as variações são destinadas a mostrar espetaculares, acrobáticos saltos e curvas, bem como as habilidades e capacidade atlética dos bailarinos individuais. A variação do bailarino, geralmente, é realizada em primeiro lugar, seguido por variação da bailarina.

Coda (“conclusão”)
A coda é o segmento final de um grande pas de deux. Normalmente, é uma recapitulação dos segmentos anteriores da grande pas de deux, constituído por elementos que são característicos do adagio, variações, ou ambos, e termina durante um clímax musical grande.

Assista o Grand Pas de Don Quixote

Svetlana Zakharova and Andrei Uvarov in Don Quixote, Japan 2009.


Fonte: http://www.escoladeballetdac.com.br/novidades.asp?codigo=16#sthash.Ls5AgjLG.dpuf
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.