Menutopo

últimos posts

08/04/2017

Balés Ilustrados: Os lindos livros da Regina Kotaka


Maravilhosos! Coisas mais lindas mesmo! Não me canso de morrer de amor com os livros que recebi da Regina Kotaka. Ela me enviou as suas obras com muito carinho e é com este mesmo sentimento que posto sobre elas hoje e que tenho certeza que vocês também irão se encantar.


Sobre a Regina

Iniciou sua trajetória artística na Escola de Danças do Teatro Guaíra, em Curitiba, onde se formou. Complementou seus estudos no Centro Internacional de dança Rosella Hightower, em Cannes, na França e é graduada em dança pela faculdade de artes do paraná, nas modalidades de licenciatura e bacharelado.
Atuou como bailarina solista na companhia nacional de bailados em Portugal e em Freiburg, na Alemanha, e dançou à frente da maior companhia de dança do Paraná e uma das mais importantes do país, o Balé Teatro Guaíra, onde, ocupando a posição de bailarina principal, representou o brasil em eventos nacionais e internacionais como artista convidada ou ministrando oficinas e participando como jurado. Foi homenageada pela assembleia legislativa do Paraná por sua vida dedicada a arte e seu destaque na dança clássica.


Formada  pela Faculdade de Dança da FAP – Faculdade de Artes do Paraná, atualmente, repassa parte de seu conhecimento técnico e artístico através dos livros "balés ilustrados: Giselle", e "Balés Ilustrados: uma enciclopédia para dança clássica", dos quais é autora e ilustradora. Tem participado em Festivais de Dança como bailarina convidada, professora e jurada.

Como surgiu essa linda ideia

Em virtude de uma lesão nos pés Regina aproveitou o tempo em que precisou se afastar da profissão para escrever um livro onde ela une outro talento - o de fazer ilustrações Bailarinísticas.

 “Eu pensei: e agora? Que faz um bailarino quando não está dançando? Eu não sou coreógrafa, fiz alguns trabalhos, sou mais a massinha do pão do que o padeiro.”

Ela contou que a ideia surgiu como uma brincadeira e passatempo, mas que se tornou profissional com o passar dos dias.

Balés Ilustrados: Giselle


Em 2012, ela lançou Giselle, história em quadrinhos baseada em um dos maiores clássicos da dança. A peça homônima conta a vida de uma camponesa que morre após descobrir que o príncipe por quem havia se apaixonado iria se casar com outra. A obra, com ilustrações que fizeram sucesso no mundo da dança, sobretudo o trecho que retrata as Wilis, grupo de mulheres sobrenaturais que leva homens à morte pela dança, está esgotada, pois se transformou em livro de cabeceira das pequenas bailarinas.
O livro  demorou dois anos para ser concluído.

Regina Kotaka escolheu o bailado Giselle para seu primeiro livro ilustrado porque foi um dos balés clássicos que dançou no início da carreira de bailarina, e que é, até hoje, um dos seus favoritos.

“É importante para as pessoas, principalmente para crianças, saber o que está acontecendo em cada cena. E o texto auxilia a contar a historinha.”

Foi concebido para crianças, mas os adultos se deliciam com a riqueza de detalhes. E deu muito trabalho à bailarina, que se diz autodidata.

“As ilustrações e os ambientes, fiz tudo. É bem artesanal cada desenhinho, por exemplo, no Segundo Ato, eu demorava fazendo bordadinhos no gibão do príncipe. E minha mãe disse: ‘Rê, alguém vai ver esse bordado? Eu disse: eu estou vendo!’. No Primeiro Ato tem a duquesa, que é a outra namorada do príncipe, todo o vestido dela é bordado, desenhado minuciosamente. Acho que é o detalhe que faz o refinamento.”


Balés Ilustrados: Uma Enciclopédia para Dança Clássica - Volume 1

O livro colorido, de 288 páginas, foi produzido após Regina, formada em dança pela Universidade Estadual do Paraná, ter sido contemplada em 2014 com o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, do Governo Federal.

“Na faculdade havia uma matéria chamada terminologia da dança clássica e quase não havia material de pesquisa que pudéssemos usar para tirar nossas dúvidas. Foi aí que percebi a necessidade de se produzir algo do gênero”, conta.



Para fazer as ilustrações, além da própria experiência como bailarina, Regina teve a colaboração de colegas, que posaram e executaram os movimentos para que ela retratasse a arte de maneira compreensível. Para o texto, a artista buscou referências em obras estrangeiras, já que quase não havia material em português. A combinação de imagens e textos permite conhecer melhor a base teórica da técnica clássica e a terminologia correta.

"A dança clássica tem terminologia própria e cada passo leva um nome. Claro, embora a professora de dança explique e se apoie em notas de aula, há necessidade de ter os cuidados em cada movimento, cada evolução, o movimento que você acha que existe mas que não existe. O professor que não fez uma faculdade de dança terá um dicionário para saber o que pode e que não pode fazer. Por exemplo, um giro en dehors é para fora. Tem gente que dá aula e não sabe a terminologia. Num giro en dehors é o pé que gira, então, qual que vai ser o pé de base e qual que será o de ação? Parece uma besteirinha, mas daí você vê como falta esse material didático. É importante saber como pode terminar esses giros, se eles são com as duas pernas no chão ou com uma perna no ar, se é uma perna antes e outra depois, então tudo isso faz parte do ensino da dança clássica. O dicionário será ilustrado para se ter uma noção real do movimento. E já que eu consigo desenhar, é muito mais fácil visualizar para entender. Vai ser, vamos dizer, um pouco menos infantil, vai ser material de consulta, mas não quer dizer que a criança não precise também, não é? Ela vai ter aula de balé e fazer o plié, que é uma flexão de pé. Mas daí tem a posição de en dehors que é para fora, o joelhinho tem que estar alinhado, não pode estar caidinho para dentro para evitar lesões, tem uma porção de coisas que você tem que tomar cuidado desde o começo do aprendizado. Uma delas é o alinhamento, o equilíbrio do corpo, da coluna, cabeça, ombro, e no desenho pode colocar uma flechinha indicando. Estou meio empacada porque ainda não sei muito bem como vou explicar todos esses detalhes, mas já estou fazendo os desenhos.”





Compre na lojinha do Mundo


Curta a FanPage no Facebook - clicando aqui


Fontes:

http://www.teatroguaira.pr.gov.br
http://balesilustrados.blogspot.com.br/
http://www.funarte.gov.br
http://g1.globo.com/pr/parana
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.