Ansiedade x Ballet Adulto

Faço parte de um grupo no Facebook em que o assunto é Ballet Adulto, ou seja, bailarinas adultas reunidas para contar suas histórias, pedir dicas, falar suas dificuldades, enfim, todo assunto que for pertinente ao tema rola por lá, mas um ponto sempre me chama a atenção em vários posts:

A ansiedade!

Muitas das mulheres que escrevem no grupo nunca fizeram ballet e as dúvidas delas quase sempre são pela ansiedade de alcançar algo nas aulas. Seja em flexibilidade, ou querendo usar pontas, ou para dançar sozinha no palco e etc.

Traçar objetivos é sim muito importante para o ballet, mas cuidar para não pular etapas essenciais é também muito essencial! Mal começaram as aulas e querem zerar a abertura; virar 3 piruetas; subir nas pontas; dançar papéis de destaque.

Muita calma nessa hora! 

Há tanto detalhes, que parecem menores, mas são gigantes, no meio desse caminho... Primeiro comece o ballet, aproveite cada plié, descubra seu corpo, aos poucos e quando menos perceber estará um pouquinho melhor!

Ansiedade demais causa frustração, ainda mais quando falamos em ballet clássico, afinal, vai demorar bastante para conseguir realizar todos esses desejos. Anos e anos e talvez não alcance como idealizou.

Desejo muita calma nessas almas bailarinas!