Menutopo

últimos posts

20/09/2017

8 Dicas de livros para professores de Ballet

Olá!
Muita gente procura muitos livros voltados para professores então resolvi fazer uma seleção de livros Bailarinísticos com alguns livros que, com certeza, ajudarão em suas aulas.

Métodos de Balé Clássico - História e consolidação
Autora: Caroline Konzen Castro
Editora: CRV.

Este livro tem como objetivo investigar o processo de consolidação dos quatro Métodos ou das quatro Escolas de balé, de maior notoriedade no Brasil e no mundo, a saber: a Escola Italiana, a Escola Francesa, a Escola Russa e a Escola Inglesa. O resultado foi a observação de um intenso diálogo entre as diversas singularidades e a consolidação de métodos cujos meandros enraízam-se no espaço político-cultural dos países que os conceberam.
Clique aqui para comprar


Balés Ilustrados: Uma Enciclopédia para Dança Clássica - Volume 1
Autora: Regina Kotaka

 O livro colorido, de 288 páginas, foi produzido após Regina, formada em dança pela Universidade Estadual do Paraná, ter sido contemplada em 2014 com o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, do Governo Federal.

Para fazer as ilustrações, além da própria experiência como bailarina, Regina teve a colaboração de colegas, que posaram e executaram os movimentos para que ela retratasse a arte de maneira compreensível. Para o texto, a artista buscou referências em obras estrangeiras, já que quase não havia material em português. A combinação de imagens e textos permite conhecer melhor a base teórica da técnica clássica e a terminologia correta.
Clique aqui  para comprar

Anatomia da dança
Autores Haas, Jacqui Greene

Tem o objetivo de apresentar de maneira clara a relação única entre o desenvolvimento dos músculos e a estética do movimento. Este livro ensina a modificar os exercícios propostos de modo a atingir áreas específicas, aprimorando a flexibilidade e reduzindo a tensão nos músculos. Além disso, mostra ao leitor como personalizar um programa de treinamento tomando por base seu estilo de dança, suas habilidades e metas, bem como suas necessidades individuais. Quer você esteja buscando melhorar seu desempenho, acrescentar novos movimentos ao seu repertório ou minimizar a fadiga, o estresse ou o risco de lesão, Anatomia da dança é seu parceiro ideal.
Clique aqui para comprar

CONDICIONAMENTO FÍSICO PARA DANÇA – 1ª EDIÇÃO
Autores Franklin, Eric

Esta obra tem como objetivo o aperfeiçoamento da técnica e do desempenho em todos os estilos de dança, por meio do fortalecimento do centro do corpo (core) e da ênfase na coordenação, no equilíbrio, no alinhamento e na flexibilidade.

Clique aqui para comprar





Bailarina Um guia passo a passo para o Balé
Autora: Jane Hackett

Da primeira posição, as piruetas, da maquiagem , as mímicas. Este livro é uma introdução prática ao mundo do balé, para as bailarinas iniciantes.

BALLET: FUNDAMENTOS E TÉCNICAS – 1ª EDIÇÃO

Autor: Autor Kassing, Gayle

Esta obra pode ser adotada tanto no cenário acadêmico como na prática de escolas de dança particulares, pois prepara o aluno para iniciar-se nesse envolvente universo.
O ballet é uma dança clássica ocidental com mais de quatro séculos de história. Sua essência é a técnica, que evoluiu com a contribuição de dançarinos e coreógrafos ao redor do mundo. Este livro proporciona a qualquer pessoa a oportunidade de experimentar a graça e a beleza do ballet, pois oferece recursos para o desenvolvimento da técnica, o aperfeiçoamento da maestria e a apreciação por essa arte performática.
Clique aqui para comprar

Fundamentos da Dança Clássica - 2ª Ed. 2015
Autora: Silvério,Ana

A iniciativa de Ana Silvério de traduzir este livro, que é considerado a bíblia do ensino russo desde 1934 até nossos dias, é admirável, pois coloca à disposição de todos aqueles de língua portuguesa os ensinamentos desta grande mestra nos seus mínimos detalhes.
Ana Silvério, bailarina formada em Coreografia, Metodologia e Pedagogia na Rússia, dominando o idioma russo, é a pessoa indicada para tão árdua tarefa.
O livro está de fácil compreensão para todos os envolvidos com a dança e, sobretudo, com o ballet clássico.

Livro: Como ensinar e encantar as crianças pelo ballet
Autora: Simone Duarte

O livro "Como Ensinar e Encantar as Crianças pelo Ballet" é um material didático para professoras de ballet que trabalham com público infantil, contendo atividades exemplificadas através de fotos, planilhas de organização de aulas e informações fundamentais para desenvolver o trabalho com Ballet Baby Class.

Clique aqui para comprar


Gostaram das dicas?
Se tiverem mais deixem por favor nos comentários! Irão ajudar bastante!
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.