Menutopo

últimos posts

16/11/2017

Bailarino(a) não pode usar óculos? Por Jacqueline de Souza


Você talvez queira ingressar no mundo do ballet e se pergunte: Eu uso óculos, será que isso vai me
atrapalhar nesta jornada? E durante apresentações, pode? Nas aulas, o óculos é encarado como um acessório?

Realmente, não se vê muitos óculos no palco, quando se trata de ballet clássico. E isso faz algumas pessoas se perguntarem se é permitido ou não usar óculos durante aulas ou apresentações de ballet. A resposta é simples: Depende!

Se você for uma pessoa totalmente dependente dos seus óculos, que precisa usá-los continuamente, explique isso aos professores, eles com certeza não pedirão pra você retirá-los durante a aula, afinal, é uma questão que envolve sua saúde. Principalmente se sua vista fica turva, ou se só vê borrões sem os óculos, não deve tirá-los para fazer as aulas, pois vai ficar muito difícil focar em um exercício sem enxergar nada direito.

Você talvez só sinta um pouco de dificuldades em exercícios de giros, afinal, como precisamos fazer movimentos rápidos com a cabeça para não ficarmos tontos, os óculos podem voar longe. Então, seria uma opção retirar os óculos somente nestes exercícios, ou em exercícios de saltos. Ou então, uma segunda opção seria anexar um elástico às hastes dos seus óculos, como é feito em óculos de crianças pequenas, para evitar que ele caia no chão, risque ou quebre durante a aula.

Agora, se você usa óculos somente para leitura, ou outras atividades que forcem as vistas, mas não precisa usar os óculos continuamente, acho que nem preciso dizer que deve tirar os óculos quando for fazer aulas, pois o ballet não é uma atividade que força a vista, assim, não haveria necessidade dos óculos neste caso.

Ainda outro caso seria se você precisa usar óculos continuamente, mas não se sente mal e consegue enxergar sem eles durante as aulas, fica a seu critério usar ou não, pois, se você não estiver se sentindo prejudicado, o importante é que se sinta à vontade, com ou sem seus óculos.

Ainda mais uma opção seriam as lentes de contato. Você continuaria cuidando dos seus olhos, mas não teria o problema dos óculos caindo durante a aula.

E quando enfim chegarem as apresentações, tenha os mesmos critérios. Se for possível retirar os óculos para dançar, faça isso. Se puder optar por lentes, melhor ainda. Mas se for muito difícil pra você, ou se não se sente bem, use os óculos sem medo, afinal, como eu já disse, usar óculos não é brincadeira, é uma questão de saúde, e deve ser levado à sério.



Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.