11/12/2017
Projeto de extensão aproxima comunidade surda da arte do balé
❤
Postado em:
ballet para surdos,
blog de ballet,
noticias de ballet,
Projeto de extensão aproxima comunidade surda da arte do balé
Um projeto de extensão promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem oportunizado à comunidade surda a possibilidade de fazer aulas de balé. Iniciado neste semestre, com a liderança da área de Libras do Centro de Letras e Comunicação (CLC) e a parceria da Escola Superior de Educação Física (ESEF), o projeto proporciona aos participantes aulas que trabalham a técnica do balé clássico junto com a dança contemporânea.
Conforme a coordenadora do projeto, professora Karina Pereira, as aulas são ministradas totalmente em Libras – o que oferece uma experiência completa de atividade física. De acordo com a docente, muitas vezes o surdo busca praticar um esporte, mas o instrutor ou professor não tem conhecimento de Língua de Sinais. “Não adianta só copiar; é preciso compreender o exercício”, observa.
O projeto conta com a participação de uma acadêmica voluntária do curso de Letras Tradução – Espanhol, Fernanda Peretta, e do mestrando em Educação Física Otávio Ávila Pereira, além da parceria com a Escola Alfredo Dub, que encaminha os estudantes participantes.
Atualmente, são cinco alunos, com idades entre 13 e 30 anos, que estão conhecendo os conteúdos básicos do balé e da dança contemporânea, em aulas práticas e teóricas. Para o futuro, a professora estima trazer conteúdos de balé de repertório e interpretação na dança – algo que a comunidade surda possui naturalmente em sua comunicação.
As aulas ocorrem às sextas-feiras, das 16h às 17h30min, na sala de dança da ESEF. “É extremamente importante a parceria entre as diferentes unidades da Instituição para promoção de atividades multidisciplinares e que contemplem minorias, como é o caso da comunidade surda. É dança e também promoção de saúde”, pontua.
Experiência
Na noite do dia 30 de novembro, os alunos do projeto de extensão “A Comunidade Surda Reinventando a Arte do Balé” assistiram ao espetáculo de fim de ano da escola Pless Studio de Ballet, “Le Jardin e Concerto de Liszt”. Segundo uma das alunas do projeto, Francielle Cantarelli Martins, o espetáculo “estava maravilhoso”. Francielle atualmente está finalizando seu Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Acadêmicos interessados em participar como monitores podem entrar em contato através do e-mail karina.pereira@ufpel.edu.br.
Conforme a coordenadora do projeto, professora Karina Pereira, as aulas são ministradas totalmente em Libras – o que oferece uma experiência completa de atividade física. De acordo com a docente, muitas vezes o surdo busca praticar um esporte, mas o instrutor ou professor não tem conhecimento de Língua de Sinais. “Não adianta só copiar; é preciso compreender o exercício”, observa.
O projeto conta com a participação de uma acadêmica voluntária do curso de Letras Tradução – Espanhol, Fernanda Peretta, e do mestrando em Educação Física Otávio Ávila Pereira, além da parceria com a Escola Alfredo Dub, que encaminha os estudantes participantes.
Atualmente, são cinco alunos, com idades entre 13 e 30 anos, que estão conhecendo os conteúdos básicos do balé e da dança contemporânea, em aulas práticas e teóricas. Para o futuro, a professora estima trazer conteúdos de balé de repertório e interpretação na dança – algo que a comunidade surda possui naturalmente em sua comunicação.
As aulas ocorrem às sextas-feiras, das 16h às 17h30min, na sala de dança da ESEF. “É extremamente importante a parceria entre as diferentes unidades da Instituição para promoção de atividades multidisciplinares e que contemplem minorias, como é o caso da comunidade surda. É dança e também promoção de saúde”, pontua.
Experiência
Na noite do dia 30 de novembro, os alunos do projeto de extensão “A Comunidade Surda Reinventando a Arte do Balé” assistiram ao espetáculo de fim de ano da escola Pless Studio de Ballet, “Le Jardin e Concerto de Liszt”. Segundo uma das alunas do projeto, Francielle Cantarelli Martins, o espetáculo “estava maravilhoso”. Francielle atualmente está finalizando seu Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Acadêmicos interessados em participar como monitores podem entrar em contato através do e-mail karina.pereira@ufpel.edu.br.




