Menutopo

últimos posts

01/03/2018

Atividade para Baby Class Mickey e Minnie

Queridos professores e amigos!

         É com imensa alegria e gratidão que recebo o convite de escrever aqui no Mundo Bailarinístico sobre uma das minhas grandes paixões: a criação e elaboração de materiais para aulas de Ballet Baby Class. Fundamentada em Vygotsky (1998) e Leontiev (1998) que afirmam que o brinquedo é o primeiro meio de contato de uma criança com o mundo, eu venho trabalhando nessa relação de desenvolver as possibilidades do Ballet infantil através de uma metodologia de aulas lúdicas e temáticas reforçadas com esses materiais pedagógicos. 

            A ideia de criação desses artigos simplesmente me vem à cabeça em todos os momentos possíveis! Acredito que a grande inspiração sejam os olhinhos brilhantes, as boquinhas abertas dizendo “uau” ou os admirados comentários de “Prof. Flávia foi você mesmo quem fez?”... Mas sempre que chego em uma escola com minha enorme bolsa elas já sabem: irá ter surpresas na aula de Ballet!

E assim nós abrimos a bolsa, embarcamos no Ballet e viajamos por todos os reinos encatados que as histórias possam nos levar! Os materiais enriquecem as aulas, nos possibilitam ensinar de maneira prazerosa e tornam o fantástico imaginário em algo real para as crianças. Aquele real de tocar o dedinho para ver se é de verdade que faz parte da infância e de que nós, por vezes, nos esquecemos na vida adulta.

            Durante as aulas, nos momentos de extremo amor todos os esforços são recompensados: o dinheiro investido, o tempo dedicado e o ombro dolorido de carregar uma enorme e pesada bolsa para todos os cantos. O recurso do EVA e da reciclagem de materiais surgiu como uma possibilidade de se ter sempre materiais novos, bonitos e enriquecedores sem gastar exorbitâncias... Afinal vocês professores sabem bem o valor financeiro para tudo isso! Por isso estou aqui para compartilhar algumas ideias e mostrar que qualquer uma de vocês com um pouquinho de investimento, um pouco de tempo e muito amor conseguem reproduzir e encantar suas bailarinas com novos recursos de aprendizado para suas aulas!

           O material dessa foto foi desenvolvido para a aula: Uma Viagem à Disneylé (mistura de Disney e Balé e rima com pé nosso queridinho da aula), na qual abordamos as possibilidades das posições dos pés no Ballet. Compõe-se do rostinho do Mickey e da Minnie feito artesanalmente no EVA. Para facilitar fizemos apenas com o laço diferenciando um do outro. Usamos um elástico de cabelo daqueles largos e frouxos que são vendidos em sacos para anexar os rostinhos aos pés das bailarinas. Muita cola quente e está prontinho!





Nessa aula, apresentamos através de exercícios dançados a história desse casal de ratinhos tão conhecidos. As atividades possibilitam que a criança enfoque nas possibilidades dos seus pés. Trabalhamos a 1ª posição (eles dando um beijinho), 2ª posição (eles brigando) e 6ª posição (eles sendo amigos e ficando bem juntinhos), ponta (eles dormindo) e flex (acordando com o barulho feito pelo bagunceiro Pluto) e a exploração dos dois lados do corpo que é possível pois cada bailarina usa um personagem diferente em cada pé. Os exercícios a serem trabalhos e a forma de usar esses materiais são bem amplas possibilitando a criação do plano de aula conforme as necessidades de cada turma. O que posso afirmar é que ele é digno do Efeito UAU e em minhas aulas foram sucesso garantido e comprovação de bailarinas felizes aprendendo!

            Então queridos amigos professores, separem os seus melhores materiais (amor, tempo, dedicação e criatividade) e vamos enriquecer nossas aulas com materiais? Lembrando de sempre aliá-los a um plano de aula eficiente! Encerro aqui esse texto, extremamente honrada! Sei que muitas de vocês não conseguem tocar o dedinho para ver se eu ou o material somos de verdade, mas me coloco a disposição de corpo e alma para ajudar vocês nessa missão de transformar o nosso mundo um lugar melhor e bailarinístico para todos nós! Beijos!



Fotos: Rose Damiani Fotógrafa

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.