Menutopo

últimos posts

18/09/2018

O que não pode faltar em um bom Festival de Dança


Afinal, o que fazer para que um festival de dança seja um Sucesso?


Foto: Renato Hatsushi - Aplausos Festival de Dança

Existem muuuuuitos Festivais de dança pelo país (e fora dele), alguns muitos bons, muito legais, renomados, reconhecidos, mas sabemos que nem todos atendem expectativas relacionadas à organização, qualidade e até mesmo premiações. Então ficou a pergunta "O que não pode faltar em um bom Festival de Dança?" . Jogamos a pergunta para a Adriana Hage, coach e diretora do Aplausos Festival de Dança, um evento que tem ganhado bastante força aqui em São Paulo, justamente por pensar em pontos e valorizar algumas coisinhas que muitas vezes passa batido em alguns outros festivais, que, inclusive terá sua próxima edição dia 14 de outubro no teatro UniItalo em São Paulo.

Vamos ao Post da Adriana:

Um Festival de Dança acontece quando há diversificação cultural, troca de experiências e um ambiente propício ao aperfeiçoamento!

Alguns pontos são importantes:

Apresentações de variadas modalidades
Para uma Mostra Competitiva, o interessante é aceitar inscrições das diversas modalidades da Dança desde o Ballet Clássico de Repertório, passando por Jazz, Contemporâneo, Estilo Livre, Danças Urbanas, Sapateado, Dança do Ventre... entre outras.

Foto: Renato Hatsushi - Aplausos Festival de Dança
Cursos, seminários e workshops
O objetivo maior de um Festival de Dança qualificado é além da Mostra Competitiva oferecer oportunidades de aperfeiçoamento aos bailarinos por meio de cursos, seminários e workshops. Trazendo profissionais técnicos e realizando uma atualização de conhecimento para os participantes. Quando um Festival organiza esses eventos, as escolas e seus diretores devem incentivar, uma vez que no fundo é uma estratégia de aprendizagem e avaliação de todo um empenho desenvolvido ao longo das aulas.

Organização e equipe
O Festival de Dança é um Serviço ao Mundo da Dança e como tal precisa ter Organização desde sua divulgação, recebimento de inscrições, realização de cronograma e as atividades de recepção e rotina do evento. O bailarino(a) e seus coreógrafos/ diretores precisam ser tratados da melhor forma desde o primeiro contato com interesse de participação até o final do evento.
Uma boa equipe nessa hora faz toda a diferença. Afinal, quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas quem vai acompanhado, com certeza vai mais longe!

Jurados Técnicos
O intuito de um Festival deve ser em 1º lugar levar aperfeiçoamento por meio de análises técnicas de jurados experientes e especialistas em suas modalidades, afim de acrescentar conhecimento aos bailarinos com comentários relevantes e que irão, de alguma forma, melhorar as próximas performances.

Foto: Renato Hatsushi - Aplausos Festival de Dança

Oferecimento de Grandes Oportunidades

Não é recebendo dinheiro em Festivais que um Bailarino(a) irá conseguir aperfeiçoamento e oportunidades. Um Bom Festival deve buscar no mercado Nacional e Internacional da Dança, parcerias para oferecimento de BOLSAS (e não apenas Isenção de Taxas) para que os bailarinos possam usufruir de novas alternativas de aprendizagem, além de oportunidades que possibilitem o crescimento pessoal e profissional na Dança. Em alguns casos, algumas chances de bolsas levam a instituições que geram novas oportunidades onde as mesmas seguem gerando crescimento ao bailarino(a) e realizando sonhos!!!
Os Festivais de Dança, bem como os workshops, funcionam como modalidade artística, sendo um interessante instrumento de avaliação que oportuniza ao aluno/bailarino(a) e aos coreógrafos, uma visão do todo e o aproxima da realidade a ser encontrada na atuação profissional no mercado. Estimulando potenciais em seu crescimento e premiando os melhores para voarem alto pelo Mundo da Dança!!
_________________________________________________________________________________

Conheça o Festival Aplausos clicando aqui
Para participar entre em contato pelo e-mail: aplausosfestival@gmail.com ou Whats (11)  97698-8308
As inscrições acontecem até o dia 20 de setembro.

A imagem pode conter: texto
Banner na quarta edição do Aplausos Festival 

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.