Sugestões de Atividades para Aulas de Dia das Crianças

O dia das crianças é uma data que pode ser trabalhada de uma forma diferente nas aulas de ballet. O legal é que você consegue propor atividades divertidas independente da idade da sua turma. As crianças irão adorar, com certeza, mas esse tipo de ação com adolescentes e até com os adultos são sempre muito bem-vindas!


Sugestões para quem trabalha com crianças:


❤ Bailarina colorida

Igual elefante colorido. Um participante é escolhido para comandar, no caso de crianças mais novas o ideal é que seja um adulto. Ele fica à frente dos demais e diz: “bailarina colorida!”. Os outros respondem: “Que cor?”. O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica. Para os mais velhos a brincadeira ficará mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante. O professor (a) deverá levar objetos coloridos para a sala ou papéis.

❤ Anulando uma das partes do corpo

As crianças começam dançando livremente e com o passar da atividade vai se sugerindo que ela dance anulando uma ou outra parte do seu corpo, de maneira que trabalhem a coordenação e a consciência corporal, dividindo o corpo em partes e percebendo que conseguem mexer uma parte sem precisar mexer a outra. Controle super importante no Ballet.

❤ Pular corda

Pulando corda elas irão trabalhar a coordenação, a resistência e a flexibilidade. É uma disciplina muito completa a nível físico, porque vários músculos são colocados em movimento ao mesmo tempo. Também aumenta reflexos e a capacidade de equilíbrio, além da sua visão espacial. Trabalha a musicalidade, tentando manter o ritmo enquanto vai pulando.


❤ Estátua 

A tradicional brincadeira de estátua, mas neste caso a professora deve indicar as posições em que as crianças irão parar. Por exemplo "Agora todas de estátuas na primeira posição" ou "agora estátuas com a mão no pé", assim elas irão decorando alguns passos e fazendo alguns exercícios sem perceber. Normalmente uso posições de braços e pés; estátua num pé só, para equilíbrio; estátuas em grupo; estátuas na borboletinha, sapinho... enfim, sempre estimulando o que é aprendido em aula.

Sugestões para quem trabalha com adolescentes e adultos

❤ Oficina da memória

Cada aluno trará alguma dança ou movimento que remete à sua infância. Pode haver o resgate das histórias bailarinísticas de infância, ou de desejos em relação à dança e depois esses movimentos são realizados por toda a turma.

❤ Caracterização

Sugerir que a turma vá vestida de criança para a aula, como uma festa à fantasia, todas vestidas de crianças. Podem usar saias, laços, que normalmente não usariam.

❤ Imagem e ação com Ballets de Repertório

Separe em 2 grupos, faça cartões com os nomes dos ballets ou personagens de repertórios e uma pessoa tem que fazer a mímica relacionada e as demais precisam adivinhar.

❤ Siga o próximo

Numa fila, elas irão seguindo os movimentos da primeira da fila. A primeira da fila vai sendo alternada, até que todas sejam as primeiras.

❤ Movimentos Acumulados

Em círculo, a primeira faz um movimento, a segunda pessoa tem que fazer o movimento da primeira e o dela; a próxima tem que fazer o movimento da primeira, da segunda e do dela. E assim por diante. Elas precisam memorizar todos os movimentos. Conforme forem se confundindo vão se sentando até que fique apenas uma.