Menutopo

últimos posts

07/07/2013

O Corsário - Ballet de repertório

O Ballet Le Corsaire, conhecido em português como "O Corsário", é um ballet de 3 atos e 5 cenas, inspirado no poema The Corsair de Lord Byron. Com música de Adolphe Adam (com peças adicionais) e coreografias de Marius Petipa, depois de Joseph Mazilier e Jules Perrot.


O ballet sobre alterações, adaptações e recebe peças adicionais de uma versão para outra e encontrei informações divergentes em relação aos atos e cenas, então coloquei aqui ele “corrido” para entenderem melhor.


Começa em alto mar. O navio de Conrado, líder dos corsários, enfrenta uma forte tempestade e acaba encalhando na costa de uma ilha grega.


Conrado e seus homens, Birbanto e o escravo Ali, são encontrados na praia por um grupo de jovens, lideradas por Medora e sua melhor amiga Gulnara. Eles contam sobre suas aventuras e como foram parar naquele lugar e Medora e Conrado se apaixonam. Elas são surpreendidas por Lankedem, um mercador de escravos que as captura e as leva para serem vendidas por altos preços. Os corsários ficam a espreita e seguem seus passos para tentar resgatá-las.


Enquanto isso no mercado de escravos, um rico Paxá de nome Seid está a procura de belas mulheres para seu harém. Lankedem lhe mostra todas as mulheres que capturou em suas viagens, mas nenhuma lhe interessa, até o momento em que Gulnara é apresentada. Lankedem e Gulnara dançam o famoso número conhecido como "A Escrava e o Mercador", muito encenado em apresentações de gala.


Pas de Deux da Escrava e o Mercador


Retirado do ballet A Rosa, a Violeta e a Borboleta (de 1857), em 1858, Petipa o incluiu, no I Ato de O Corsário. O Pas d'Esclave de Petipa era um Pas d'Action dramático para três bailarinos. Quando Agrippina Vaganova criou sua versão de Le Corsaire em 1931, colocou a personagem Gulnara no papel da escrava, e retirou o personagem escravo masculino, transformando em um pas de deux, que ficou popularmente conhecido como A Escrava e o Mercador.


Eu acho uma das músicas mais lindas da história do ballet clássico!


O Paxá fica encantado com Gulnara e oferece a Lankedem uma alta quantia por ela. Mas o grande trunfo do mercador havia sido guardado para o final: a bela Medora. Imediatamente o Paxá faz a sua oferta, mas logo em seguida um viajante desconhecido oferece uma soma mais alta e consegue ganhar a disputa pela jovem. O desconhecido se revela ser Conrado, e juntamente com seus homens causam um grande alvoroço!  Eles prendem Lankedem e o levam para seu navio, juntamente com Medora e suas amigas.



Conrado e seus homens levam Medora, suas amigas e o prisioneiro para sua caverna de tesouros. No auge das celebrações, Conrado mostra todos os seus tesouros para Medora e diz que tudo será dela em troca de seu amor. Ali jura fidelidade ao casal. Juntos, dançam o Le Corsaire Pas de Deux outro número muito apresentado em galas.


Era um Pas de Six, no qual dançam Conrad e Medora, com mais dois casais de bailarinos. Em 1915, foi transformado no Pas de Deux de Le Corsaire.


Medora pede para Conrado libertar as escravas, mas mesmo com os piratas querendo ficar com elas, Conrado atende o pedido de Medora, liberta as escravas. Birbanto fica furioso com a decisão tomada por Conrado e Lankendem, em troca de sua liberdade, ensina a eles como fazer uma uma poção, que quando espirrada em flores, qualquer um que as cheirasse adormeceria imediatamente.

Os piratas ficam com as escravas e Isaac com Medora, que antes de partir deixa um bilhete nas mãos de Conrado. Conrado acorda e juntamente com Ali vai em busca de Medora, para salvá-la novamente.



No harém do Paxá Seid, nos confins da Turquia, o poderoso Paxá está festejando com Gulnara quando Lankedem aparece e trás consigo três odaliscas para entretê-los.


Um pas de trois clássico, com entrée (mantendo a valsa original criada por Adam para o pas), 3 variações e coda. Normalmente as bailarinas são escolhidas por terem habilidades específicas relacionadas às coreografias já que nas variações, uma bailarina trabalha mais pernas e sustentações, a outra baterias e a outra giros.


Em seguida, o mercador traz o grande prêmio: Medora! Apesar de estar triste, ela se anima ao rever sua melhor amiga Gulnara. Elas, juntamente com as mulheres do harém, vão a um jardim repleto de flores e magníficas fontes, para celebrar a harmonia, beleza e a graça. Essa cena é conhecida como "O Jardim Animado" (Le Jardin Animé)


Era o Grand Pas do ballet e se chamava Pas des Fleurs. Petipa transformou a cena em um corpo de ballet com vários movimentos e duas variações (uma de Medora, outra de Gulnare). 


O Paxá é alertado sobre a chegada de misteriosos peregrinos, o que coincide com a oração da tarde, conduzida pelo seu líder que na realidade é Conrado disfarçado. Sua identidade e a de seus homens é revelada e eles enfim conseguem resgatar Medora e Gulnara. 

O ballet termina com a partida de Medora, Gulnara, Ali e Conrado, que vão em busca de novas aventuras.


Apesar da história ser a mesma, ela é contada de maneiras diferentes em cada cia, o que acaba alterando a ordem cronológica dos acontecimentos.

Referências:
http://studiodancatamaralisa.blogspot.com/2012/06/ballet-o-corsario.html

Dicionário de Balé e Dança

Wikipedia


Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.