Menutopo

últimos posts

09/09/2013

Sapatilhas de Ponta - A hora certa de começar

Quando uma menina começa a estudar balé, chega o dia em que ela fica ansiosa para iniciar o trabalho de pontas.

Antes de uma aluna começar a dançar na ponta no entanto, existem alguns fatores que precisam ser considerados, a fim de garantir um resultado seguro e positivo.

Dançar na ponta é um grande passo em frente na formação e é importante ter certeza de que tem a técnica, a força e o desenvolvimento físico necessário para ser bem sucedida.

Enquanto as estudantes (e pais) podem querer muito que o trabalho nas pontas comece, depois de um ou dois anos de ballet, a decisão deve ser deixada para um professor. A menina podem pensar que é injusto e sentir-se chateada se colegas começam a usar e ela ainda não, por isso é importante lembrar que o professor está agindo no melhor interesse da criança e está fazendo o que é melhor para o desenvolvimento de cada bailarina.

Aqui estão alguns fatores a professora comentários antes de fazer o trabalho de pontas:

Idade - é altamente recomendável que a aluna tenha pelo menos 11 anos antes do início da ponta.
Técnica -  deve-se ter uma base sólida na formação de ballet (normalmente um mínimo de três anos de estudo).
Amplitude de movimento nos tornozelos - o que pode ser verificado em um échappé na segunda posição. Os pés devem se estender para uma linha reta com a canela.
Maturidade física do bailarino - alguns estúdios, academias ou escolas exigem um atestado médico antes de autorizar o uso das sapatilhas de ponta.

Antes de iniciar as aulas de pontas alguns lugares oferecem aulas de "pré-ponta", com exercícios de fortalecimento para os músculos dos pés e tornozelos. Trabalha-se também a articulação pé, praticando emocionante e levantando lápis ou bolas de gude com os dedos dos pés, bem como fortalecimento do tornozelo com bandas de exercício elásticas.

Trabalhar tendus e degages também é muito importante na preparação para o trabalho de pontas. Essas aulas pré-pronta podem ser desgastante para os músculos da panturrilha e tornozelos por isso é importante que tenham atingido uma técnica forte antes de começar essas aulas.

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.