Ballet de Repertório - La fille mal gardée




















La fille mal gardée é um balé cómico em três atos e três quadros , tendo sido representado pela primeira vez em Bordéus em 1786. Foi produzido e coreografado por Jean Dauberval.

A Filha Mal Guardada é um Ballet de múltiplas versões. Inclusive, o título varia muito, para: Lise e Colas, A Precaução Inútil, A Decadência de uma Fazenda, Os Rivais, A Maldosa Lise, A Filha Rebelde, etc. O próprio autor Jean Bercher, vulgo Dauberval, criou várias versões para melhor ter proveito financeiro desse Ballet. Que se trata da vida decadente de uma rica viúva, fazendeira, idosa, que não tinha mais lucidez para administrar a sua propriedade rural. Seus empregados não trabalhavam, saqueavam a fazenda e viviam mais para a dança. Pois, apresentavam ostentação de riqueza, fora dos seus padrões salariais. Ela tinha uma filha única, Lise, muito infantil, com idade mental atrasadíssima. Que chegou ao ponto de levar palmadas no traseiro. Por quanto, não tinha também as menores condições mentais para administrar a fazenda. Seus empregados a viviam assediando para dar o golpe econômico nesse patrimônio fundiário abandonado. Um peão, de nome Colas, conseguiu as graças dessa menina carente, que vivia isolada em sua fazenda no interior. Assim, o conquistador Colas a fez tornar-se uma verdadeira “colegial apaixonada”! Foi trazido um jovem, doente mental, conhecido por Alain, para casar com Lise. Mas, ela e os peões da sua fazenda, sem a devida formação educacional, o agrediram e ridicularizaram dele. Simone, sabedora da deficiência mental da filha, preferia que Lise casasse com Alain, inválido mental. Pois, era filho de um rico fazendeiro, para que assim fosse garantido o seu futuro e o da sua propriedade. Então, ela tranca a bobinha Lise em um quarto, no qual estava escondido o peão sedutor Colas. Assim, tiveram relações conjugais, impossibilitando o casamento com o doente mental. Tendo como resultado o casamento de Lise com Colas. O destino da idosa Simone, da inocente Lise e da fazenda fica por conta da imaginação de cada um.
O Pas de Deux dura aproximadamente 9:40 min. O ballet foi reapresentado por: La Fille Mal Gardée Companhia: The Royal Ballet Ano: 2005 Bailarinos Principais: Marianela Nuñez como Lise Carlos Acosta como Colas William Tuckett como Viúva Simone Jonathan Howells como Alain





Comentários

  1. Nossa, meio trágico esse ballet! Eu achava que ele era 100% gracinha, feliz,superficial, mas tem uma certa crítica social a característica do ser humano de não enxergar e se importar com o próximo! Ganância, egoísmo e tudo o mais... adorei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do MundoBailarinístico!
Seja bem-vindo sempre!
Curta nossa FanPage: www.facebook.com/MundoBailarinistico
Siga nosso instagram: @mundobailarinistico