Bailarinas Famosas - Irina Baronova



Irina Baronova foi uma das três famosas “Baby Bailarinas”, junto com Tatiana Riabouchinska e Tamara Toumanova.

Ela nasceu em Petrogrado, em 1919 e se mudou para Paris durante a infância. Lá, ela estudou com Olga Preobrajenska e fez sua estréia com a Ópera de Paris em 1930. George Balanchine observou Irina enquanto observava classes e engajado na sua idade de 13 anos para os Ballets Russes de Monte Carlo em 1932.
Ela criou papéis em Les Leonide Massine de Presságios, Jeux d’enfants, Beau Danube e Baisers Bronislava Nijinska de Les Cento.
Em 1940 ingressou Ballet Theatre e casou-se com Gerry Sevastianov, um dos diretores. Em 1946, casou-se com Cecil Baronova Tennant, com quem teve três filhos, Victoria, Irina e Robert.


Baronova também apareceu em filmes e musicais, foi artista convidada com o Ballet Russe original e era um membro ativo da Royal Academy of Dancing.
Ela escreveu um artigo chamado “Dançando para a de Basil” para Sobre o House (uma revista sobre a Royal Opera House em Covent Garden) em 1964.

Em 1974, ela voltou ao balé como professora e consultora. Em 2005, ela escreveu sua autobiografia, Irina: Ballet, vida e amor. Faleceu em sua casa na Austrália em 28 de junho de 2008 na idade de 89.