Ballet de Repertório - Petrushka



Petrouchka ou Petrushka ( Francês : Petrouchka ; russo : Петрушка ) é um balé com música de russo compositor Igor Stravinsky , composta em 1910-11 e revisto em 1947.
Petrushka é uma história de um russo tradicional boneco , Petrushka , que é feito de palha e com um saco de serragem como seu corpo, mas que vem a vida e desenvolve emoções.

De acordo com Andrew Wachtel, Petrushka é um trabalho que funde música, balé, coreografia e história em perfeito equilíbrio. Ela evoca Richard Wagner s ' Gesamtkunstwerk (obra total), mas com uma abordagem russo.

Composição

Stravinsky compôs a música durante o inverno de 1910-1911 para Sergei Diaghilev "s Ballets Russes . Ele foi estreada em Paris, no Théâtre du Châtelet em 13 de junho de 1911 sob a direcção de Pierre Monteux , com coreografia de Mikhail Fokine e conjuntos de Alexandre Benois . O papel-título foi dançado por Vaslav Nijinsky .
O trabalho caracteriza-se por o assim chamado Petrushka acorde (consistindo em C maior e F ♯ tríades maiores tocadas em conjunto), uma bitonalidade dispositivo anunciando a aparência do personagem principal.

Instrumentação

A versão original de 1911 Petrushka é marcado para 4 flautas (duplicação da 3 ª e 4 piccolo ), quatro oboés (4 duplicação Inglês chifre ), 3 clarinetes em plano B, clarinete baixo em plano B (dobrando clarinete 4), 3 fagotes , Contrabassoon ( duplicando fagote 4), 4 trompas em F, 2 trompetes em plano B (muitas vezes dobrando trompete piccolo), 2 cornetas em plano B e A, 3 trombones , tuba , tímpanos , bumbo , pratos , duas tarolas (um fora do palco), pandeiro (tambor de Basque), tenor tambor (pandeiro) (fora do palco), triângulo , tamtam , glockenspiel , xilofone , piano, , celesta , duas harpas e cordas .

versão 1947 revista

Versão de Stravinsky 1947 revista é marcado pela orquestra seguinte menor: 3 flautas (duplicação da 3 piccolo ), 2 oboés , Inglês chifre , 3 clarinetes em plano B (3 duplicação clarinete baixo em plano B), 2 fagotes , contrabassoon , quatro chifres em F , 3 trompetes em plano B e C, 3 trombones , tuba , tímpanos , bumbo , pratos , tarola , pandeiro , triângulo , tamtam , xilofone , piano, , celesta , harpa e cordas .
Comparado com a versão 1911, a versão 1947 exige: um a menos flauta, dois oboés menos, mas um dedicado jogador Inglês chifre em vez de um duplicado pelo oboé quarto; uma menos fagote, mas um contrabassoon dedicado, nem de duas cornetas, mas um trombeta adicional; uma bateria menos caixa e sem tambor tenor, eliminando assim os instrumentos nos bastidores, sem glockenspiel, e um menos harpa.

História

O libreto foi escrito por Alexandre Benois e Igor Stravinsky . De acordo com Leonard Bernstein em seus Concertos dos Jovens , uma das imagens de marca deste balé e Stravinsky O Pássaro de Fogo é que não há divertissements neles; cada dança única está firmemente integrada na trama.
O balé abre em St. Petersburgo da Praça do Almirantado . Em andamento é o entrudo justo conhecido como Maslenitsa , um carnaval russo antes da Quaresma , análogo ao Mardi Gras . O povo se alegra diante das privações do longo jejum.
Stravinsky orquestração e rápida mudança ritmos retratar a azáfama da feira. Um tocador de realejo e duas dançarinas entreter a multidão ao popular canção francesa Une Jambe de Bois . Bateristas anunciar o aparecimento do Charlatão , que encanta o público cativado. De repente, a cortina sobe em um pequeno teatro , como o charlatão introduz os inertes, figuras de marionetes sem vida de Petrushka, uma bailarina e um mouro .
O charlatão lança um feitiço com sua flauta . Os bonecos ganham vida, saltar de seu pequeno palco e executar uma dança vigorosa russo entre os carnavalescos surpreendeu os freqüentadores.
A segunda cena, após a realização, é definida na célula Petrushka de 'dentro' o teatro pouco. As paredes são pintadas em cores escuras e decorado com estrelas , uma meia-lua e icebergs recortadas ou montanhas cobertas de neve. Com um estrondo retumbante, o charlatão chuta Petrushka para esta célula estéril. Vemos que Petrushka leva uma "vida" sombrio por trás das cortinas da mostra. Embora Petrushka é um fantoche que ele sente emoções humanas que incluem amargura para com o charlatão por sua prisão, assim como o amor para a bailarina bonita. Tudo isso é sensivelmente descrito por Stravinsky fantasia quebra-como piano. Um retrato franzindo a testa de seu carcereiro paira acima dele como se para lembrar Petrushka que ele é um fantoche. O palhaço fantoche enfureceu-shakes seus punhos em brilho popa o charlatão e tenta escapar de sua cela, mas não consegue.
A bailarina, então, entra na sala. Petrushka inepto tenta expressar seu amor por ela, mas ela rejeita seus patéticos, auto-conscientes avanços e apressadamente afasta. Petrushka desmorona em um devaneio melancólico.
Na terceira cena o público descobre que o mouro leva muito mais confortável "vida" do que Petrushka. Quarto do Mouro é espaçoso e ricamente decorado e pintado em brilhantes vermelhos, verdes e azuis. Coelhos, palmeiras e flores exóticas decorar as paredes e piso. Os reclina Moor em um divã e brinca com um coco , tentando cortá-la com sua cimitarra. Quando ele falha, ele acredita que o coco deve ser um deus e continua a rezar para ele.



O charlatão coloca a bailarina no quarto do Mouro. A bailarina é atraído para bela aparência do mouro. Ela toca uma música picante em um trompete de brinquedo (representado por uma corneta na orquestração 1911 original) e dança com o mouro.
Petrushka finalmente se liberta de sua cela, e ele interrompe a sedução da bailarina. Petrushka ataca o mouro, mas logo percebe que ele é muito pequeno e fraco. O mouro bate Petrushka. Os foge palhaço fantoches-para a sua vida, com o mouro a persegui-lo, e escapa do quarto.
A cena quarta e última volta ao carnaval. Algum tempo se passou, e é hoje o início da noite. A orquestra apresenta uma cadeia de danças coloridas como uma série de personagens aparentemente não relacionados ir e vir sobre o estágio como a neve começa a cair. O primeiro e mais importante é a Dança Wet-Nurses ', realizada para a melodia da canção popular "Down the Road Petersky". Em seguida, vem um lavrador com seu urso dançarino, seguido por sua vez por um grupo de uma ciganos, cocheiros e cavalariços e mascarados.
Como a folia atinge seu pico, um grito é ouvido do teatro de fantoches. Petrushka repente atravessa a cena, seguido pelo Moor em perseguição brandindo sua espada, a bailarina apavorado correndo atrás do Mouro, com medo do que ele poderia fazer. A multidão fica horrorizado quando o mouro alcança com Petrushka e mata-lo com um único golpe de sua lâmina.
A polícia questionar o charlatão. O charlatão procura restaurar a calma, segurando o "cadáver" acima de sua cabeça e sacudindo-o para lembrar a todos que Petrushka é além de uma marionete.
Quando a noite cai e as dispersa a multidão, as folhas charlatão, carregando o corpo inerte de Petrushka. De repente, o fantasma de Petrushka aparece no telhado do teatro pequeno, seu grito agora sob a forma de desafio com raiva. Petrushka espírito de polegares o nariz para seu algoz de além da madeira e palha de sua carcaça.
Agora completamente sozinho, o Charlatão tem pavor de ver o fantasma de Petrushka malicioso. Ele foge embora permitindo-se um único olhar assustado por cima do ombro. A cena é silenciosa, deixando o público a pensar que é "real" e quem não é.

 Seções

O trabalho está dividido em quatro partes (quadros) com as seguintes cenas:
Parte I: A Feira Shrovetide
I. Introdução (na Feira Shrovetide)
II. Multidões
III. Booth O Charlatão do
IV. Dança Russa
Parte II: Célula de Petrushka
Célula I. Petrushka de
Parte III: Quarto do Mouro
I. Quarto do Mouro
II. Dança da bailarina
III. Waltz - A Bailarina & the Moor
Parte IV: A Feira do entrudo (Evening)
I. A Feira Gorda-Tide (à noite próximo)
II. Dança das amas
III. Dança do Camponês eo Urso
IV. Dança das meninas ciganas
V. Dança dos cocheiros e noivos
VI. Os Masqueraders
VII. O Tumulto: O mouro e Petrushka
VIII. Morte de Petrushka
IX. A Polícia eo Juggler
X. vociferação do Espírito de Petrushka

 Outras versões

Antes da estréia do balé, Stravinsky e vários outros pianistas como compositor russo Nikolai Tcherepnin utilizado um quatro mãos em uma versão piano para os ensaios. Esta versão nunca foi publicado, apesar de vários outros pianistas como Paul Jacobs e Ursula Oppens ter jogado em concertos.
Em 1921, Stravinsky criou um arranjo para piano de Arthur Rubinstein intitulado Trois mouvements de Petrouchka , que o compositor reconhecidamente não poderia jogar-se por falta de técnica de mão esquerda adequada.
Em 1947, Stravinsky escreveu uma versão revista de Petrushka para uma pequena orquestra, em parte porque a versão original não foi coberto por direitos de autor e Stravinsky queria lucrar com a popularidade da obra. Os tímpanos rápido e contínuo e notas tarola que ligam cada cena, opcional no 1911 original, são obrigatórios na edição de 1947. A bailarina sintonia 's é atribuído a uma trombeta na versão 1947 em vez de um cartucho como no original. A versão de 1947 fornece uma opcional fff ( fortississimo ) perto da conclusão do piano do original. Stravinsky também removeu algumas das difíceis modulações métricas na versão original do primeiro quadro da revisão de 1947.

Ele também criou um pacote para o concerto, uma versão quase completa do balé, mas o corte nos últimos três seções.
Em 1956, uma versão animada do balé surgiu como parte da NBC 's Hour Música Sol Hurok . Ele foi conduzido pessoalmente pelo próprio Stravinsky e foi a primeira colaboração tal. Dirigido pelo animador John David Wilson com filmes de Belas Artes , tem sido apontada como a primeira animação especial sempre ao ar na televisão.
Em 1988, Maddalena Fagandini dirigiu uma versão de Petrushka junto com A Bela Adormecida (Stravinsky), O Quebra-Nozes eo Rei dos Ratos (Tchaikovsky) e Coppélia (Delibes) no filme fantoche BBC, Tales Musical , que foi lançado em VHS.
Torção Basílio estreou sua versão marionetas de Petrushka , no Lincoln Center, em 2001, que foi realizada também em New York City Center 's 2009 queda para o Festival de Dança .
Expressões Companhia de Dança realizada uma adaptação contemporânea de Petrushka no Wright Judith Centro de Arte Contemporânea , em 2009. O desempenho foi intitulado Score! e pegou muito no conceito de televisão da realidade .
O Espírito de Atlanta Drum e Bugle Corps usou o trabalho como o seu programa de 1988 competitivo, uma mudança acentuada de seu tema musical anterior do sul.