Como montar coreografias

Criar coreografias é uma tarefa difícil, quando a intenção e ter uma coreografia bem elaborada. Com o tempo, experiência e estudos isso vai se tornando mais fácil. Seguem dicas de como montar coreografias.

Escolha um estilo
Pode ser a mistura de alguns ou vários ou você pode preferir manter a coreografia simples.


Escolha uma música que complemente seu estilo
As vezes, quando você já sabe o estilo, esse é o primeiro passo. Se os alunos forem iniciantes, as músicas também precisam ser fáceis de dançar, com ritmo e contagem simples. Seja criativo e escolha uma boa música.

Prepare-se
Antes de começar a preparar a coreografia, compile uma lista de passos que funcionariam para o estilo e para a música escolhida. Esta abordagem pode funcionar.

Ouça a música cuidadosamente 
Identifique suas partes. Dê nomes a elas e veja com que frequência repetem-se. Identifique o clima de cada parte.

Monte o básico
Depois vá adicionando detalhes

Não deixe para montar na hora de passar para os alunos
Já tenha a estrutura toda em mente, pois isso otimiza o tempo e os movimentos. Quando deixa para montar na hora, pode ficar pobre.

Limpeza
Busque limpeza e adeque os passos e ideias ao nível do elenco. Nem todos os passos precisam ser complicados. Coloque alguns passos simples entre os mais elaborados.

Passando a coreografia
Se estiver com um grupo de pessoas que também estão aprendendo a coreografia, passe pela dança vagarosamente algumas vezes primeiro para depois aumentar o ritmo.

Desenhos coreográficos
Não deixe as pessoas sempre no mesmo lugar, faça desenhos, diagonais, intercale etc. Use todo o palco.