Tudo sobre sapatilhas de meia ponta

Muito se fala sobre sapatilhas de pontas, mas as tão usadas sapatilhas de meia ponta também tem variedades. Vamos entender um pouco mais sobre os tipos de sapatilhas de meia ponta.
Sapatilha de meia ponta tem pé certo?

Enquanto você não usa não tem pé certo. Depois, ela vai de moldando ao pé que você sempre usa. Então não procure direito ou esquerdo, coloque no pé, passe a usar, depois mantenha sempre a mesma sapatilha no mesmo pé. O formato irá te mostrar qual é de qual pé.

Qual o número da minha sapatilha de meia ponta?

Normalmente a sapatilha de meia ponta é 1 ou 2 números maior do que o número que você calça. O ideal sempre é provar!!!!!!! Digo isso porque tenho sapatilhas bem maiores do que esta diferença. Como cada pé é um pé, só você mesma pode saber se está ou não conformavelmente calçada com determinada sapatilha. Prove com seu pé no chão normal e prove com seu pé esticado.

Existe sapatilha de meia ponta feminina e masculina?
Sim, pois a largura do metatarso masculina costuma ser mais larga, porém nada impede que usem sapatilhas femininas e vice versa se ficar adequada ao pé, sem desconforto.

Quais diferenças entre os materiais das sapatilhas?

Encontrará sapatilhas de lona, cetim e couro. A diferença maior é a aderência com o piso (dependendo do piso onde você fizer aula uma ou outra será melhor) e a sua preferência da adequação da sapatilha ao seu pé. As de couro e as de lona costumam ser mais durinhas. As de cetim mais usadas por crianças ou em figurinos.
Atualmente existem sapatilhas com strech no meio do solado. Eu adoro! parece que dá mais liberdade pros movimentos do meu pé!

Couro

Cetim


Lona

Elásticos e fitas

O elático é obrigatório. Sempre irá usar e deve ser bem costurado. Procure aqui "como costurar o elástico e a fita da minha sapatilha". As fitas, nas sapatilhas de meia ponta são opcionais. Geralmente usadas em níveis intermediários e avançados. O elástico pode ser simples ou duplo.


Elástico duplo


Elástico Simples


Com fitas


Cor ideal para a sapatilha

Não existe cor ideal. Normalmente meninas no ballet usam rosa ou salmon,  meninos pretas, mas não são regras, pode depender do uniforme da sua escola. Eu gosto de combinar a cor da sapatilha à cor da meia.


A cor da sola pode ser branca ou da cor da sapatilha.




SOBRE AS SOLAS
Sola Inteira

Normalmente usada por crianças ou iniciantes. Essas sapatilhas costumas vir com elástico no peito do pé já costurados e ter forro em algodão.



Sola Dividida

Indicada para bailarinos de nível intermediário ou avançado. A sapatilha com sola dividida é melhor para exercitar seu colo de pé. Ela dará mais conforto na realização dos exercícios e você conseguirá esticar o pé.



Cuide da sua sapatilha

Sapatilhas de meia ponta são "laváveis" rs, você pode lavar as sapatilhas, contudo vai sentir diferença quando calça-las novamente com elas lavadas, pois ficarão mais durinhas e aparentemente apertadas, como se fossem novas.
Bailarinos normalmente preferem sapatilhas de meia ponta usadas, velhas e porque não surradas. Digamos que elas já estão mais moldadas aos pés.

Talco - Use talco nas sapatilhas para não ficar com mal cheiro.

Saquinhos - guarde a sapatilha num saquinho de pano, pode ser num saquinho com furinhos, assim ela fica num lugar arejado dentro da bolsa.

Sol - coque de vez em quando suas sapatilhas no sol para não ficarem presas, juntando bactérias, dentro da sua bolsa.

Vejam esse vídeo! Super explicativo sobre as sapatilhas de meia ponta.

Comentários

  1. Estou simplesmente amando o blog. Muitas dicas legais e super úteis. Vou começar a fazer ballet em Janeiro, estou muito ansiosa, e tenho uma dúvida. Eu comprei uma sapatilha meia ponta de couro da Capezio, mas não tenho certeza se ela esta apertando ou se é falta de costume. Mas enfim, as sapatilhas de couro apertam? Ou será que não estou mesmo acostumada? Kkkk
    Beeeijos, continue com o blog, é muito bom!!

    Www.blog Isabelle freire.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo18:33

      Bom,já usei a de couro e a de lona e sim,elas apertam pouquinho,mas nada que fique desconfortável,se vc se sentir desconfortável c a sapatilha é pq ela está msm apertada e é bom vc trocar,pq por experiencia própria,é mt ruim usar sapatilha apertada e eu geralmente compro a de lona,q eh a msm coisa q de pano se eu n me engano,pois as de couro se acabam mt rapido

      Excluir
    2. Eu comprei a de couro faz 3 meses ela cedeu mas ajustou. Eu já usei a de lona e na minha opinião ela gasta mais rapido do que a de couro.

      Excluir
  2. Essas dicas foram muito úteis para mim que estou voltanto pro ballet!
    Antes não sabia qual comprar,agora está tudo mais claro,e sei que tipo comprar,Obrigada!
    Parabéns pelo blog!❤️

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe algum site confiável para comprar essas sapatilhas?

    ResponderExcluir
  4. as sapatilhas de meia-ponta são as que nos usamos na primeira aula de ballet ou usamos outra ?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo08:14

    Onde posso comprar sapatilhas infantis de cetim com preço bom na baixada santista??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do MundoBailarinístico!
Seja bem-vindo sempre!
Curta nossa FanPage: www.facebook.com/MundoBailarinistico
Siga nosso instagram: @mundobailarinistico