Abdominais para bailarinos

Bailarinos e bailarinas precisam de força abdominal para realizar muitos dos exercícios e passos do ballet. Como nem sempre dá para trabalharmos profundamente os abdominais nas aulas, sugere-se que os alunos tentem reservar pelo menos uma vez por semana para dedicar aos exercícios abdominais. Segue uma sugestão de série, que deve ser feita com concentração e amplitude.
Aqueça-se e desaqueça-se 
Faça um aquecimento voltado à região lompar antes e depois do abdominais.

Exercício 01 

Mantendo as pernas elevadas, levemente flexionadas, elevar o tronco tentando tocar a ponta dos pés com as mãos. Procure atentar para a respiração que deve expirar no momento da subida. Retorne devagar para a posição deitada inicial. Faça 2 a 3 séries de 10 a 15 repetições. Intervalo de 45 segundos a 1 minuto entre séries.

Exercício 02 

Eleve apenas uma das pernas, a outra permanecerá estendida no chão. Mantenha a perna em cima e eleve o tronco tentando tocar somente uma das mãos no pé elevado. Alternar uma flexão com a mão direita, a outra com a mão esquerda. Realizar 10 a 12 subidas alternadas e inverta a perna. Realizar 2 a 3 séries para cada perna. Intervalo entre 45 segundos a 1 minuto entre séries.

Exercício 03 

Com os pés sem tocarem o solo, trazer o joelho em direção ao cotovelo inverso (joelho esquerdo, cotovelo direito e vice-versa). Deve haver uma leve rotação do tronco na subida. Realizar 2 a 3 séries de 20 a 30 repetições (metade para cada lado). Intervalo entre 45 segundos a 1 minuto entre séries.

Exercício 04 

Com as pernas elevadas, joelhos flexionados em 90°, mantenha os cotovelos estendidos ao lado da cabeça. Eleve o tronco mantendo as pernas erguidas e os braços ao lado da cabeça. Realizar 2 a 3 séries de 15 a 20 repetições. Intervalo entre 45 segundos a 1 minuto entre séries.

Bons treinos!


Comentários