Bailarinos famosos - Rudolf Nureyev

Rudolf Nureyev nasceu na Rússia Soviética, se transformando num dos mais celebrados bailarinos do século 20 e o primeiro superstar homem do mundo da dança desde Vaslav Nijinsky.
Ele espantava o público com giros e saltos espetaculares, mas era seu temperamento apaixonado e sentimental que o fez um fenômeno.
Ele era um estudante incrível mas rebelde na Escola de Ballet de Leningrado de 1955 a 1958, quando ele pulou do corpo de baile e se formou em solista no Kirov Ballet.
Três anos mais tarde, em 17 de Junho de 1961, quando estava em turnê com o Kirov em Paris.
Nos meses seguintes ele se apresentou em Paris, Nova York, Londres e Chicago, mas seu auge foi atingido em 1962 quando ele fez par com a aclamada bailarina Margot Fonteyn do British Royal Ballet.

Fora sua ligação ao Royal Ballet como um ‘permanente artista convidado’ por vinte anos, Nureyev não era afiliado com a companhia de dança.
Ele trabalhou como artista convidado por todo o mundo, tanto como bailarino e depois como coreógrafo.



Mesmo se tornando um cidadão austríaco em 1982, ele passou grande parte de sua vida em Paris, onde ele era o diretor e principal coreógrafo do Paris Opera Ballet.
Em 1989 ele dançou na União Soviética pela primeira vez desde que a abandonara.
Nureyev fez sua última aparição pública em outubro de 1992, como diretor na estréia parisiense de uma nova produção de La Bayadère. Nureyev morreu em 1993, em Paris, França.