Menutopo

últimos posts

05/11/2014

Ballet infantil - Atividades e jogos com dança

Jogos e atividades musicais podem ser usados em sala de aula para promover atividades físicas e encorajar a criatividade. Jogos com dança podem ser tanto educacionais quanto divertidos. Encorpore essas atividades como um meio de os alunos se conectarem uns com os outros.
Dançar e congelar
Essa atividade de dança combina movimentos com habilidades auditivas. Mova as mesas e outros móveis para os lados da sala de aula. Instrua os alunos a formarem um círculo no meio do espaço. Toque música e peça para os alunos dançarem. Pause a música e instrua as crianças a "congelarem" no lugar. Espere um pouco antes de reiniciar a música. As crianças que se moverem ou caírem enquanto "congeladas" estão fora. Recomece a música e repita a atividade até que só haja um aluno restante.

Dança do dinossauro
Esse jogo de dança pode ser usado na sala de aula ou na aula de educação física. Escolha três crianças do grupo para serem dinossauros. Dê ao primeiro dinossauro uma bola vermelha, ao segundo uma bola verde e amarre uma faixa na cintura do terceiro dinossauro. Os alunos restantes correrão e pularão pela área tentando evitar os dinossauros. A criança com a bola vermelha é o dinossauro da dança. Os participantes que estão fugindo precisam começar a dançar quanto o dinossauro da dança se aproxima deles para evitarem serem pegos. A criança com a bola verde é o dinossauro estátua. As crianças devem parar como estátuas para evitar serem pegas. As crianças que forem pegas devem se sentar no chão. A criança com a faixa é o dinossauro policial; ele pode tocar na criança no chão para fazê-la voltar ao jogo.

Dança animal
Faça as crianças imitarem os movimentos de animais. As crianças formarão um círculo no meio da sala e o professor tocará uma música ao fundo. O professor então mostrará uma imagem ou chamará o nome de um animal, como gato, cachorro, cavalo, urso ou galinha. As crianças criam então danças se movendo como esse animal. Para a última dança, peça para as crianças dançarem como seus animais favoritos e veja se você consegue adivinhar o que eles escolheram.

Siga a batida
Ensine os alunos a reconhecerem ritmos através dessa atividade de dança. Traga um tambor para a sala de aula e explique para os alunos o que ritmo significa. Toque uma batida constante no tambor e peça para os alunos dançarem. Alterne aumentando e diminuindo a velocidade da batida e peça para as crianças adaptarem a dança de acordo com o ritmo. Toque o tambor com força e depois levemente. Toques altos podem encorajar pisadas e palmas, e os alunos podem responder aos toques mais leves com passos menores e arrastados.
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.