Menutopo

últimos posts

04/11/2014

Curiosidades: Sobre a dança da chuva dos índios

Achei a curiosidade pertinente aos tempos de seca. Bora economizar água galera, que nem a gente dançando está resolvendo. Sejam conscientes.

A dança da chuva é uma cerimonia de dança realizada por algumas tribos nativas da America do Norte, que pedem aos seus espíritos ou deuses para que enviem chuva. É mais comum entre os nativos do sudoeste dos EUA, que vivem em regiões mais secas.

Intervalo de tempo
A dança da chuva normalmente ocorre durante o plantio da primavera e nos meses de verão antes das plantações serem colhidas. A dança pede aos deuses ou espíritos para enviarem a quantidade certa de chuva na hora certa para garantir uma boa safra.

Geografia
Alguns dos índios dos sudoeste americano incluem a dança da chuva como parte do seu ritual religioso. As danças podem ser encontradas e outras culturas de diferentes partes do mundo, como no Antigo Egito, a Romênia do século XX e em países eslavos.

História
Histórias das origem das danças cerimoniais foram passadas de geração a geração oralmente. Quando os nativos americanos foram realocados no século XIX, o governo dos Estados Unidos baniu certas danças cerimoniais tribais. Em algumas regiões, os membros tribais diziam que estavam dançando a dança da chuva, mas na verdade, estavam realizando algumas das cerimonias banidas.

Características
Uma coisa que faz as danças da chuva únicas é que tanto homens quanto mulheres participam da cerimônia. As danças da chuva variam de tribo a tribo, cada uma com rituais e cerimonias únicos. Adornos enormes para a cabeça eram usados, juntamente com roupas cerimoniais e acessórios. Os passos normalmente envolviam se mover em zigue-zague, ao contrário de outras danças, onde se dançava em círculo.

Identificação
Os nativos americanos possuíam diferentes tipos de danças cerimoniais, que podem variar de tribo para tribo, dependendo das suas crenças religiosas e das suas necessidades. A dança da chuva é talvez a dança cerimonial nativo americana mais estereotipada mostrada por Hollywood. Muitos nativos americanos continuam a honrar suas danças cerimoniais. Alguns deles o fazem diariamente. Todo ano, em 19 de agosto, Os Pueblo Zuni, no Novo México mantém a tradição da dança da chuva. Tanto homens quanto mulheres participam da cerimonia, todos usando máscaras. Os homens dançam com o torso nu, adornado com tinta e um cordão de miçangas. Uma pele de raposa é presa às costas da linha da cintura do avental bordado que usam. Suas pernas estão nuas e eles usam mocassins. As mulheres que participam da cerimonia são totalmente cobertas, com apenas os pés descalços. Xales cobrem seus vestidos e mãos.

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.