Menutopo

últimos posts

07/05/2015

Divulgada a lista dos grupos aprovados para o 33º Festival de Dança de Joinville

Depois de grande expectativa por parte dos grupos inscritos e de muito trabalho dos jurados, curadores e equipe técnica do Festival de Dança de Joinville, chegou a hora de conhecermos quais os grupos que irão subir aos palcos de Joinville na 33ª edição do Festival, agendado para o período de 22 de julho a 1º de agosto deste ano. Do total de 2.526 coreografias inscritas no processo de seleção, por 614 grupos de todas as regiões do Brasil, Argentina, Paraguai e Rússia, foram aprovados 172 trabalhos para a Mostra Competitiva, 32 para o Meia Ponta e 249 para os Palcos Abertos. A lista completa com os resultados pode ser vista no site do Festival de Dança.


Na Mostra Competitiva, foram aprovados 104 grupos que representam 14 estados brasileiros (Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantis) e também um grupo de Fernando de La Mora, Paraguai.

Dos 104 selecionados, 21 grupos são catarinenses e aprovaram 26 coreografias. Eles representam os municípios de Araquari, Balneário Camboriú, Barra Velha, Blumenau, Camboriú, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Joaçaba, Joinville, São Bento do Sul e Timbó. Joinville tem o maior número de grupos selecionados entre os municípios catarinenses. São seis grupos _ dois a mais que no ano passado -, que classificaram oito coreografias. Três destas são da Companhia de Dança Liliana Vieira. De Itajaí, outro grupo que emplacou três coreografias é o Grupo Mery Rosa.

No festival infantil Meia Ponta, os 32 trabalhos selecionados são da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, incluindo mais um grupo da Argentina e um do Paraguai. Para as apresentações nos Palcos Abertos, foram aprovadas 249 coreografias, de 134 grupos. Santa Catarina estará representada por 44 coreografias. A lista completa das coreografias e grupos aprovados para o 33º Festival de Dança de Joinville está disponível no sitewww.festivaldedanca.com.br, no ícone "resultado".

Confirmação de Participação

Os grupos aprovados na seleção têm até o dia 12 de maio para fazer a sua "Confirmação de Participação" no evento. Para isso, é necessário que o responsável pelo grupo acesse o sistema do Festival e informe o release e as informações técnicas da coreografia. Os grupos que não efetuarem a "Confirmação de Participação" dentro do prazo perdem a vaga e o direito de se apresentar no Festival de Dança.

Como foi realizada a seleção

O processo da seleção dos grupos e coreografias que irão participar do 33º Festival de Dança de Joinville iniciou em abril, quando todos os 2.526 trabalhos, inscritos por grupos de todas as regiões do Brasil e também da Argentina, Paraguai e Rússia, passaram por uma pré-seleção, onde os vídeos das coreografias inscritas foram avaliados por jurados nos sete gêneros de dança que compõe o evento (sendo dois especialistas por gênero): Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Jazz, Sapateado, Danças Populares e Danças Urbanas. Nessa etapa os jurados receberam os vídeos pelo sistema online e fizeram a avaliação de maneira individual e à distância.

Na segunda fase da seleção, realizada de 30 de abril a 04 de maio, o trabalho foi realizado de forma presencial, com os integrantes da Curadoria Artística do evento _ Marcelo Misailidis, Mônica Mion e Taís Vieira - reunidos na sede do Instituto Festival de Dança, fazendo a análise das cerca de 600 coreografias pré-selecionadas para o Meia Ponta e Mostra Competitiva. Essa avaliação foi feita também em duas etapas: assistindo aos vídeos enviados pelos grupos de todo o Brasil, e ao vivo, com a apresentação com grupos e escolas de Joinville no dia 1º de maio, no Teatro Juarez Machado.

No caso das inscrições para os Palcos Abertos a seleção foi feita em uma única etapa, com os vídeos das coreografias inscritas sendo avaliados pelos especialistas de cada gênero.


Fonte: ANoticia
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.