Menutopo

últimos posts

31/05/2015

Livro: Métodos do Balé Clássico - História e consolidação

Hoje estou apresentando o livro da Caroline Konzen Castro - Métodos do Balé Clássico - História e consolidação - Editora CRV.


 Esta obra é resultado da minha dissertação de Mestrado e tem como objetivo investigar o processo de consolidação dos quatro Métodos ou das quatro Escolas de balé, de maior notoriedade no Brasil e no mundo, a saber: a Escola Italiana, da qual faz parte o Método Cecchetti; a Escola Francesa ou o Método Francês; a Escola Russa, da qual faz parte o Método Vaganova e a Escola Inglesa, da qual faz parte o Método Royal Academy of Dancing (RAD), renomeado, em 2001, como Royal Academy of Dance. 

Para alcançá-lo, foi efetuada uma pesquisa histórica sobre o contexto que levou tais métodos a se desenvolverem e se tornarem mundialmente conhecidos. Para tanto, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre o tema, quando foram consultadas obras publicadas no Brasil e no exterior, predominantemente obras em língua inglesa. A partir disso, realizou-se uma pesquisa mais detalhada sobre o contexto de formação de cada método em questão. 

Verificou-se que escrever sobre a história do processo de consolidação dos quatro métodos mais conhecidos de balé, a saber, o Francês, o Italiano, o Russo e o Inglês implicou entendê-los sob as perspectivas social, cultural e política. Várias questões foram colocadas em debate como, por exemplo, o fato de o balé ter surgido e tomado relevância durante os séculos XVII, XVIII e XIX, em meio a todas essas perspectivas.

O resultado foi a observação de um intenso diálogo entre as diversas singularidades e a consolidação de métodos cujos meandros enraízam-se no espaço político-cultural dos países que os conceberam.

Para quem quiser comprar, segue o link: www.loja.mundobailarinistico.com.br
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.