Menutopo

últimos posts

07/06/2015

Dança Moderna

“A intensidade do sentimento comanda a intensidade do gesto”. Essa citação da obra de Bourcier (1987, p. 244) resume a intencionalidade da dança moderna.
Derivada do balé, é por meio desse mote que a dança moderna acaba por se diferenciar da dança clássica. Ora, se por um lado o balé aprecia a leveza e a suavidade dos movimentos; a dança moderna, desde sua origem, buscava a manifestação extrema dos sentimentos através dos movimentos corporais.

A origem dessa dança se deu, em meados do século XIX, por meio de estudos do francês François Delsarte, que induziu relações entre a emoção interior, a voz e o gesto. Embora fundamental, sua contribuição para a dança moderna é pouco reconhecida. No entanto, foi por meio de sua aluna Geneviève Stebbins, que aplicava seu método em suas aulas de dança, que Isadora Duncan tornou-se um ícone mundial da dança moderna.

Duncan não compreendia o motivo pelo qual a técnica da dança clássica era baseada na contenção da expressividade. Sua ideia era a de que o corpo seria apenas uma via pela qual o sentimento deveria ser apresentado. Foi então, por meio de Stebbins, que Duncan recriou o modo de dançar, preferindo, inclusive, pés descalços em oposição à sapatilha de ponta. É provável que as preferências profissionais de Duncan tenham sido, de alguma forma, expressão de sua vida sentimentalmente pesada. Muitas mortes ocorreram durante sua trajetória: seus dois filhos morreram afogados; seu marido, que não conseguiu o visto para acompanhá-la aos Estados Unidos, tornou-se alcoólatra e se suicidou; e ela mesma morreu estrangulada por uma echarpe que enroscara em uma das rodas de seu carro. Não há dúvida de que esses sentimentos fortes a influenciavam de alguma forma.

Martha Graham é outra dançarina marcante no campo da dança moderna. Começou sua aproximação com a dança tardiamente, como era comum nos Estados Unidos. Ao contrário de Isadora Duncan, ela entendeu que a dança é o meio pelo qual o homem pode pensar os problemas sociais e os grandes questionamentos da humanidade. A técnica que desenvolveu da dança implica em trabalhar emocionalmente, corporalmente e espiritualmente os bailarinos.

Atualmente, a dança moderna divide espaço com o balé, inclusive, entre as companhias de dança mais acadêmicas.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.