Hidratação durante as aulas Ballet

Olá bailarinos!
Hoje vamos falar sobre uma questão muito importante que é a ingestão de água durante as aulas.

A água é um nutriente fundamental para o nosso organismo. É a nossa principal fonte de hidratação. Durante as aulas de ballet, precisamos nos hidratar bem pois, de acordo com a temperatura do ambiente e com as roupas que usamos, podemos ter muita perda de líquidos e sais minerais pela transpiração.
O ballet, como eu já disse nos posts anteriores, é uma modalidade esportiva e para a sua realização utilizamos muito expressivamente a parte musculoesquelética, gerando gasto energético e aumento da temperatura corporal. Com isso, temos a perda de líquidos por meio do suor. Se este líquido perdido não for reposto, poderá ocorrer desidratação e perda de sódio (hiponatremia), prejudicando a performance e a saúde.
Para repor esses líquidos, podemos utilizar algumas estratégias: a água in natura, que á a fonte mais barata e de fácil acessibilidade e os repositores hidroeletrolíticos.
Vamos falar primeiro sobre a água.
O ideal é começar a hidratação já ao longo do dia. Desde que acordamos, ir bebendo água. Muitas vezes, esquecemos, então sempre recomendo, para lembrar, que cada vez que formos fazer xixi temos que tomar água. Eliminou, repõem. Mais ou menos 30 minutos antes da aula, recomenda-se o consumo de 200 a 250mL de água (ou mais se estiver muito calor).
Durante a aula, o consumo de líquidos deve ser feito, mais ou menos, a cada 20 minutos, em uma quantidade aproximada de 100 mL por vez. Ou seja, se sua aula vai durar 1 hora, você deve tomar em torno de 300 mL de água. Quantidade maiores que isso podem ocasionar náuseas.
Após a aula, a recomendação seria mais ou menos 100 ml de água para cada 100g de peso perdido. Por exemplo, se eu comecei a aula com 51,5 kg e terminei a aula com 51kg, esses 500g perdidos são de pura água! Não se iludam achando que emagreceram. Então, o ideal seria repor 500 mL de líquidos, que pode ser água, suco, etc.

Agora, sobre os repositores hidroeletrolíticos
Os repositores hidroeletrolíticos, também conhecidos como bebidas esportivas ou isotônicos, são elaborados com água, carboidratos e eletrólitos, principalmente o sódio. São indicadas para atividades que tenham duração superior a 1 hora e, principalmente, em dias muito quentes e úmidos, sendo que são fundamentais em práticas com duração superior a 3 horas.
Além da hidratação, essas bebidas ajudam a repor os sais minerais perdidos pelo suor e fornece carboidratos para minimizar a fadiga muscular, prevenindo queda da performance e favorecendo melhor recuperação.
Os isotônicos podem ser comprados prontos ou preparados em casa, com orientação de um nutricionista. A quantidade pode variar de 50mL a 100mL a cada 20 min, intercalando com a água.
Importante: Qualquer tipo de bebida esportiva não deve ser consumido sem recomendação do médico e/ou do nutricionista.


Gostou das dicas? Compartilhe com outros bailarinos! Até semana que vem!


Quem sou?

Dra. Danielle Fava é nutricionista formada pela USP, pós-graduada em Saúde da Família e pós-graduanda em Fitoterapia e Suplementação em Nutrição Clínica e Esportiva. Também é bailarina em formação pelo Ballerium Studio de Dança Michelle Regina. Pratica ballet clássico, jazz, dança do ventre, lyrical, street jazz e stilleto.

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