Menutopo

últimos posts

07/09/2015

Kit Básico do Professor de Ballet Infantil e Baby Class por Elidiane Serafim

Começa hoje mais uma Coluna muito especial aqui no Mundo Bailarinístico! Sobre ballet infantil e a colaboradora do Blog neste caso é a Elidiane Serafim, da Serafim Ballet. Seja bem-vinda!


É sabido que o balé infantil trabalha com o lúdico, realizando atividades de forma criativa e educativa por meio de brincadeiras e exercícios que tem como função introduzir os primeiros passos do balé.

Para que esse contexto seja vivido em sala de aula é fundamental que o professor tenha “alguns conhecimentos” e que introduza aos mesmos mecanismos pelo qual realizará suas aulas. Se você é um professor que só se preocupa em passar o básico e vai para sala de aula com apenas o CD de áudio, está na hora de mudar essa realidade.

Acredito ser de grande importância para o professor ter seu kit básico, podendo ele mesmo criar esse kit conforme sua realidade e conhecimentos. Podemos começar com materiais didáticos para uso pessoal que pode ser livros ou conteúdos interessante que se encontre na internet, é só imprimir e fazer uma pasta com os mesmos, além de:

Caderno para chamadas e anotações;
Papel de ofício, caso tenha uma necessidade;
Lápis e caneta;
Diário de Classe do Professor;
CDs e DVDs;
Apostilas sobre balé;
Calendário anual;
Uma lista de datas comemorativas, que ache importante trabalhar com os alunos;
Entre outras coisas que achar necessário...



Além dos materiais didáticos para uso pessoal, existe também o didático para realização das suas aulas, são acessórios fundamentais, principalmente para a turma do baby class. Esses acessórios podem ser:

Bambolês;
Lenços de dedinho;
Estrelas e/ou corações de EVA;
Pandeiro para marcar o ritmo em uma atividade desejada;
Chapéu da bruxa;
Asinha de borboleta;
Varinhas de condão;
Saias tutu, tanto pode ser de filó como de TNT;
Desenhos de bailarina;
Tiaras de princesas;
Entre outros.



Você pode ir montando seu kit devagar e ir acrescentando tudo que achar importante para a realização das suas aulas. Outra dica é forrar uma caixa e colocar todos esses materiais dentro. Se você trabalha em uma escola de balé que já tenha tudo isso, mesmo assim, aconselho ter o seu material, pois se houver uma necessidade ou uma oportunidade de dar aula em escola de ensino regular você não irá se apertar para realizar suas atividades com as pequenininhas.

Ser criativa e organizada também faz parte do nosso trabalho!
Beijos para todos e até a próxima aqui no Mundo Bailarinístico.


Elidiane Serafim é professora de balé infantil e criadora do blog e da marca Serafim Ballet, onde trabalha com cursos de capacitação para professores de balé infantil e na venda de matérias para os mesmos.

Conheça mais sobre o trabalho ou fale com ela em:
E-mail: serafimballet@hotmail.com
Blog: www.serafimballet.blogspot.com.br
FanPage: www.facebook.com/serafim.ballet




Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.